Se você tem dentes encavalados, desalinhados ou simplesmente sonha em deixar o seu sorriso mais bonito e estético, talvez o que você precise seja visitar um bom Ortodontista. 

A Ortodontia é a área da Odontologia que trabalha com os Aparelhos Ortodônticos

Existem diversos tipos de Aparelhos Ortodônticos e cada um tem uma indicação. Cada paciente é um caso, portanto não existe uma “receita de bolo”, até porque todo tratamento odontológico proposto também depende da colaboração do paciente. 

Importante lembrar que não é possível comparar casos, uma vez que se tratam de pessoas diferentes. Vale destacar também que sempre que você for buscar um tratamento odontológico, lembre-se que o dentista está buscando e propondo o melhor tratamento para o seu caso e isso é individual. 

Existem várias opções no mercado quando se trata de tipos de Aparelhos Ortodônticos. Vamos descrever os principais tipos, suas características e suas vantagens e desvantagens. 

Existem dois grandes grupos de aparelhos: os Aparelhos Fixos e os Aparelhos Removíveis (Móveis). 

 

Aparelhos Removíveis (Móveis) 

 

São os aparelhos móveis que podem ser retirados da boca pelo paciente. Neste grupo incluem os aparelhos indicados para as crianças (aparelho móvel para expandir a arcada dentário ou então para manter a posição dos dentes), os modernos Alinhadores Transparentes e os contesores ortodônticos (utilizados após finalizar o tratamento ortodôntico).

 

Alinhadores Transparentes 

 

Os Alinhadores Transparentes são também conhecidos como “Aparelhos Invisíveis”, uma vez que são desenhados especificamente para cada paciente, baseado em softwares de última geração.

Eles são extremamente modernos e são indicados para casos nos quais o desalinhamento dentário não é grande. 

Os Alinhadores Transparentes devem ser removidos da boca na hora das refeições e na hora da higienização bucal. 

Embora sejam extremamente modernos e praticamente imperceptíveis, a grande desvantagem é em relação ao seu custo. Esses tipos de aparelhos são bem mais caros do que outras alternativas do mercado. 

 

Aparelhos Fixos 

 

Os Aparelhos Fixos são aqueles que envolvem os braquetes e a colocação de fios fixados com ligaduras elásticas (borrachinhas).

 

Aparelhos Fixos Metálicos 

 

Os Aparelhos Fixos Metálicos são os modelos mais convencionais presentes no mercado. 

Esse tipo de Aparelho envolve os braquetes, fio metálico e as borrachinhas. 

O custo desse tipo de aparelho é um dos mais em conta do mercado, porém ele apresenta algumas desvantagens, como a necessidade de ativação após algumas semanas pelo dentista, além de ser um tratamento mais longo. 

Fora isso, as borrachinhas e o posicionamento do fio podem trazer machucados à boca do paciente. 

Muitos pacientes reclamam que o tratamento com Aparelhos Fixos Metálicos, além de ser longo, costuma machucar a boca. E há também sempre a reclamação de quando vai realizar a ativação do aparelho, que também costuma trazer incômodo ao paciente. 

De todo modo, esses tipos de aparelhos são indicados para praticamente todo tipo de desalinhamento dentário. 

 

Aparelhos Fixos com Braquetes Estéticos 

 

Ao invés de usar braquetes metálicos, os Aparelhos Fixos Convencionais podem também ser colocados com braquetes estéticos. 

Nesse quesito, há opções de braquetes de Policarbonato, Porcelana ou Safira. Há diferença entre esses diferentes tipos de braquetes estéticos: 

  • Braquete de Policarbonato: na verdade esses braquetes são feitos de resina. Eles costumam ser maiores e menos resistentes que os braquetes metálicos. Mas como são confeccionados em material mais estético, não ficam tão evidentes na boca quanto os braquetes metálicos. Com o passar do tempo, os braquetes de policarbonato podem mudar a coloração, uma vez que essa é uma característica do material sob o qual são confeccionados.
  • Braquete de Porcelana: custam mais caro que os de policarbonato. Em compensação, são mais resistentes e também não sofrem qualquer alteração de cor com o tempo.
  • Braquete de Safira: são os mais estéticos dentre os três, porém são os que têm o custo mais elevado. 

 

Aparelhos Autoligados 

 

O conceito do Aparelho Autoligado é diferente do Aparelho Fixo Convencional. 

Isso porque nesse tipo de aparelho, o fio utilizado é colocado dentro do braquete, fazendo com que haja ativação constante do aparelho. 

Dessa forma, não há necessidade do paciente voltar ao consultório, após 28 dias, para o aparelho ser novamente ativado, já que no Aparelho Autoligado a ativação é constante. 

Com isso, os tratamentos com Aparelhos Autoligados levam menos tempo (cerca de 30% menos) e são menos doloridos do que o tratamento com Aparelho Fixo Convencional. 

Uma vez que o fio é colocado dentro do braquete, não há necessidade das borrachinhas, portanto, o aparelho acaba sendo também mais estético. 

Há também versões do Aparelho Autoligado com braquetes estéticos de resina, porcelana e safira, aliando ainda mais estética ao aparelho. 

Lembrando que no caso de braquetes estéticos, o custo costuma ser menor para os braquetes de policarbonato, em seguida os de porcelana e os mais caros sendo os braquetes de safira. 

Os Aparelhos Autoligados são aparelhos mais modernos do que os convencionais, por terem mais tecnologia e seu tratamento levar menos tempo e ser menos dolorido ao paciente. Aqui no blog temos um artigo completo sobre O que é e as principais vantagens do Aparelho Autoligado.

 

Indicações para uso de Aparelhos Ortodônticos 

 

Os Aparelhos Ortodônticos são indicados em diversas situações: 

  • Má oclusão (problemas com a mordida); 
  • Dentes tortos ou apinhados; 
  • Dentes para frente; 
  • Mordidas abertas; 
  • Recuperação de espaços de dentes perdidos. 

 

Como Escolher o Tipo Certo de Aparelho? 

 

Conforme já dissemos aqui, não existe uma “receita de bolo”, já que cada paciente é um e cada caso é um caso. 

Portanto, é importante também que o paciente busque um profissional gabaritado e especialista, pois assim o dentista apresentará ao paciente as melhores opções para seu tratamento. 

Além do caso clínico em si, diversos fatores têm que ser levados em consideração ao propor um tratamento: 

  • Expectativas do paciente em relação ao resultado; 
  • Realidade financeira; 
  • Cuidado e higiene bucal; 
  • Possibilidade de adesão ao tratamento; 

Portanto, é importante que sempre o paciente converse com o Ortodontista, justamente para que um tratamento ideal, para aquele paciente, individualmente, seja proposto e com isso, os resultados serão dentro do esperado. 

Ficou com alguma dúvida? Você precisa ou conhece alguém que precisa usar Aparelho Ortodôntico? Marque uma avaliação e venha nos conhecer! 

 

Unidade – Mogi das Cruzes / SP

Endereço: Rua Doutor Ricardo Vilela, 1049 – Centro – Mogi das Cruzes – SP (como chegar)

Telefone: (11) 4799-8638 (Telefone)
WhatsApp: (11) 94269-5770 (WhatsApp)

 

Unidade – Tatuapé / SP

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 412 – Tatuapé – São Paulo – SP (como chegar)

Telefone: (11) 2092-8814
WhatsApp: (11) 99856-6575