Endodontia

A endodontia é a especialidade que trata do canal dos dentes. Muitas pessoas ao ouvir o termo “tratamento de canal dos dentes” já o associa a muita dor. Antigamente o procedimento era sim muito doloroso mas isto felizmente mudou.

Atualmente com os avanços tecnológicos e científicos, como é o caso da instrumentação rotatória e anestesia apropriada, o tratamento é quase indolor.

Confira abaixo as perguntas frequentes relacionadas a Endodontia:

Por que preciso fazer tratamento de canal?

Tratamento endodôntico é necessário quando houve mortificação da polpa (parte viva do dente= vaso sanguíneos e nervo). Os restos necróticos precisam ser removidos para que não ocorra a disseminação de bactérias que podem causar cistos e fístulas.

Como é realizado o tratamento de canal?

O dentista irá anestesiar o dente (se for necessário) e remover todos os resíduos da polpa, depois com limas fará o preparo do canal para que esse possa ser preenchido com uma espécie de borracha e cimento que irão vedar todo o espaço remanescente e impedir que bactérias proliferem nesta região.

O dente pode doer após o tratamento de canal?

Nos primeiros 3 dias pode haver alguma sensibilidade, mas esse incômodo vai diminuindo gradualmente.
Se a dor persistir procure o dentista, pode ser que o dente esteja com algum contato prematuro e necessite de ajustes.

Fiz tratamento de canal há muito tempo, e o dente voltou a doer, pode isso?

Em condições normais de tratamento um dente com tratamento endodôntico não deve doer mais.
Existem algumas situações que podem causar esse tipo de problema:
– Quando há formação de abscesso na raiz do dentes, que poderá ser observado em radiografia.
– Inflamação na gengiva, por vezes pode ser confundida com dor neste dente.
-Dor difusa: quando sentimos dor em um dente mas a fonte do problema é outro dente.

Dente com tratamento de canal escurece?

Não é comum. Hoje em dia o escurecimento dental já não é algo considerável, dentro dos procedimentos endodônticos.
Porém se acontecer, contamos com técnicas conservadoras como o clareamento dental interno

O que é preciso fazer após o tratamento de canal de um dente?

Se houve grande perda da estrutura do dente (mais que 1/3) pode ser necessário a confecção de uma coroa e núcleo, para reforçar o dente.
Como foi removido grande parte orgânica do dente, este se torna mais friável…ou seja, mais sujeito a quebra.

É necessário acompanhento após o tratamento?

Sim, é interessante que você faça retornos de rotina periódicos ao dentista.
Dependendo do histórico de cada caso, será realizado radiografias para verificar a integridade do tratamento.

Vamos marcar uma avaliação?