O mundo sofreu grandes avanços em todas as áreas e com a Odontologia, não foi diferente.

A Odontologia sofreu grandes avanços em muitas áreas, graças ao maior conhecimento e tecnologia e na Ortodontia, área responsável pelos aparelhos ortodônticos, os avanços foram imensos.

Se antigamente só existiam braquetes metálicos e o tratamento demorava muitos anos, hoje a realidade de uma moderna clínica de Ortodontia é completamente outra.

Há alguns anos surgiu o conceito do Aparelho Autoligado. Embora o conceito inicial do Aparelho Autoligado tenha sido proposto em 1930 por Stolzemberg, a tentativa de fixar o arco dentro da canaleta do braquete com parafuso tornou-se inviável pela fragilidade e também pelo alto custo.

Porém esse sistema denominado Autoligado despertou interesse tanto de profissionais quanto da própria indústria, devido a suas características proporcionando menos atrito e forças mais leves, o que facilita e muito o movimento dentário.

Com o sistema Autoligado não há necessidade de utilização de ancoragens, elásticos ou borrachinhas. Como o próprio nome indica, é um sistema no qual o fio passa por dentro do braquete, que possui um local apropriado, como se fosse uma porta, a qual é aberta para colocação do fio e fechada quando o fio é posicionado.

Com o passar do tempo, novos braquete foram sendo desenvolvidos e a técnica foi sendo aprimorada, até o estado atual da Ortodontia.

Os Aparelhos Autoligados apresentam uma série de vantagens e características que os diferem de um tratamento convencional.

 

Vantagens do Aparelho Autoligado

 

Quais são as vantagens para o paciente de um Aparelho Autoligado e por que ele deve fazer a escolha por esse tratamento com mais tecnologia?

Há diversas vantagens para o paciente caso ele opte pelo Aparelho Autoligado. Vamos descrever cada uma das vantagens ligadas a seguir.

 

1 – Tratamento menos Dolorido

 

Hoje se sabe que, para movimentação dentária, é necessária uma força ligeiramente maior do que a pressão que o vaso capilar próximo ao dente exerce no osso. Ou seja, é uma força bem pequena.

Antigamente, achava-se que uma força maior era necessária e que sem essa força não se conseguiria a movimentação dentária.

Essas forças, inclusive, só poderiam ser aplicadas durante um espaço de tempo determinado, justamente para que todo o sistema “se recuperasse” da movimentação. Hoje, esse conceito caiu por terra.

Com o uso de uma força menor, você tem menos inflamação na região do osso e isso é extremamente benéfico ao paciente.

Menos força, menos inflamação resulta em menos dor para o paciente.

 

2 – Tratamento mais Rápido

 

Pela força a ser aplicada ser menor, ela pode ser aplicada continuamente no dente.

Se você comparar o Aparelho Autoligado com o tratamento convencional, verá diferenças significativas.

No tratamento convencional, há aplicação de força por 28 dias. E por que somente por esse período?

Porque a aplicação de força é maior, portanto ela é aplicada somente por esse período para que depois a estrutura bucal se recupere e então nova força é aplicada.

No caso dos Aparelhos Autoligados, a força é menor e aplicada continuamente.

Portanto, o alinhamento dentário realizado com Aparelhos Autoligados é sensivelmente mais rápido do que quando a técnica convencional é utilizada.

Se você procura um tratamento ortodôntico mais rápido, então Aparelhos Autoligados podem ser a sua escolha.

 

3 – Fios Termoativados: Mais Rápido e menos Consultas

 

São fios utilizados nos Aparelhos Autoligados os quais são ativados com o aumento de temperatura.

Na verdade, na temperatura corpórea (37°C), eles já são ativados.

Ou seja, se você tomar um sorvete, após terminar, com a temperatura da sua boca voltando ao normal, os fios já serão ativados novamente.

Portanto, esses fios representam uma grande vantagem pois há ativação contínua.

O que se observa com os fios termoativados é que há diminuição de até 30% do tempo de tratamento e não há necessidade de retornar sempre ao profissional a cada 4 semanas, uma vez que o fio termoativado é constantemente ativado.

 

4 – Mais Higiênicos

 

Com o Aparelho Autoligado, não há necessidade da utilização de elásticos, que são usados nos sistemas convencionais.

Com isso, há menos estruturas na cavidade bucal, ou seja, menos locais retentivos para acumular biofilme (placa dentária). Se há menos locais para acúmulo de placa, a chance de desmineralização do esmalte e início de formação de uma lesão de cárie é também menor.

 

5 – Mais Conforto ao Paciente

 

No Aparelho Autoligado, em virtude de sua geometria, os braquetes são menores, mais arredondadas, com design bem mais avançado do que os braquetes utilizados no tratamento convencional.

Com isso, há mais conforto ao paciente, uma vez que o design dos braquetes evitam machucados ou ferimentos na boca do paciente.

 

6 – Aparelhos mais Estéticos

 

Se você é um adolescente, pode até achar interessante borrachinhas coloridas.

Porém se você já é adulto, certamente busca um aparelho mais discreto.

No caso dos Aparelhos Autoligados, há diversas opções de braquetes mais estéticos, por exemplo os braquetes feitos de material translúcido, que proporcionarão aparelhos mais discretos.

 

Tipos de Aparelhos Autoligados

 

Existem basicamente dois tipos de Aparelhos Autoligados, em virtude do tipo de braquete que se utiliza: aparelhos autoligados ativos ou passivos.

 

Aparelhos Autoligados Ativos

 

Também chamado de clip de portinhola. Nesse tipo de braquete, esse clip atua como uma mola, tocando o fio e com isso, alguns tipos de movimentos, como torque nos dentes, são possíveis.

 

Aparelhos Autoligados Passivos

 

São aqueles nos quais a porta do braquete não faz pressão ou toca o fio que passa dentro.

 

Cuidados Com Aparelhos Autoligados

 

Os cuidados com Aparelhos Autoligados estão relacionados à higiene bucal. Portanto, é importante que seu Ortodontista demonstre a maneira correta de realizar sua higienização bucal, para que não haja acúmulo persistente de biofilme (placa bacteriana) na região do aparelho.

É importante ressaltar que à medida que você começa a utilizar um Aparelho Autoligado, acessórios apropriados para higienização como escova ortodôntica e passa fio são itens que devem sempre fazer parte da sua rotina.

Ficou com dúvidas? Você precisa ou conhece alguém que precisa usar Aparelho Ortodôntico? Marque uma avaliação e venha nos conhecer! Tem interesse no assunto? A OdontoYama conta com profissionais gabaritados e especialistas na área da Ortodontia para propor o melhor tratamento a você.

 

Unidade – Mogi das Cruzes / SP

Endereço: Rua Doutor Ricardo Vilela, 1049 – Centro – Mogi das Cruzes – SP (como chegar)

Telefone: (11) 4799-8638 (Telefone)
WhatsApp: (11) 94269-5770 (WhatsApp)

 

Unidade – Tatuapé / SP

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 412 – Tatuapé – São Paulo – SP (como chegar)

Telefone: (11) 2092-8814
WhatsApp: (11) 99856-6575