Se você está pesquisando sobre aparelhos ortodônticos, certamente deve ter cruzado com os termos “aparelho convencional” e também, “aparelho autoligado”. Mas, afinal, qual é a diferença entre aparelho autoligado e aparelho convencional?

Vamos falar sobre quais são as diferenças entre um aparelho autoligado em relação a um aparelho ortodôntico convencional, para você fazer a melhor escolha para você. Confira!

Saiba as principais diferenças entre o aparelho autoligado e o aparelho ortodôntico convencional 

O que é um aparelho autoligado?

Um aparelho autoligado é um tipo de aparelho ortodôntico que não apresenta as tradicionais borrachinhas. Ele, de fato, usa uma tecnologia mais inovadora, a qual permite que o tratamento seja feito em menos tempo e com menor dor ao paciente.

Mas, como assim? Em um aparelho autoligado, o fio ortodôntico passa por dentro do bráquete. Dessa forma, há ativação constante na movimentação necessária para o tratamento.

Isso significa que o paciente terá um tratamento ideal, em um tempo menor. De fato, estima-se que o tratamento com um aparelho autoligado leva 30% menos tempo do que um aparelho convencional.

Outro fator importante que faz com que um aparelho autoligado seja mais moderno é o fio termoativado. Então, a ativação do aparelho é sempre de forma contínua. Dessa forma, a necessidade de manutenções frequentes é diminuída.

Indicações de aparelho autoligado

Um aparelho autoligado tem as mesmas indicações que um aparelho convencional.

Portanto, pode-se citar algumas indicações de aparelho autoligado:

  • Apinhamento dentário;
  • Maloclusão;
  • Dentes tortos ou desalinhados;
  • Espaço entre os dentes (diastemas).

O que é um aparelho ortodôntico convencional?

Um aparelho ortodôntico convencional é aquele que bráquetes metálicos servem de apoio para o fio ortodôntico convencional. De tempos em tempos, o ortodontista necessita ajustar o fio, exercendo a força necessária para a movimentação dentária.

Com isso, o tratamento leva mais tempo, afinal, não se pode colocar carga excessiva sobre os dentes. E a ativação do aparelho é feita, geralmente, mensalmente.

Qual a diferença entre um aparelho autoligado e um aparelho convencional?

Agora que você já sabe o que é um aparelho autoligado e também um aparelho ortodôntico convencional, vamos explicar as principais diferentes entre esses dois tipos de aparelhos ortodônticos.

Tratamento em menor tempo

A primeira diferença entre aparelho autoligado e convencional é o tempo. Como no aparelho convencional, a ativação é feita quando há a consulta de manutenção, já no aparelho autoligado a ativação é constante.

Assim, o tratamento leva menos tempo. Conforme já dissemos, há uma diminuição em cerca de 30% no tempo do tratamento quando o aparelho autoligado é escolhido. Portanto, se um tratamento ortodôntico convencional leva 30 meses, no caso do tratamento com aparelho ortodôntico autoligado, esse tratamento levará, em média, 18 meses. 

Se por um lado, um tratamento ortodôntico com aparelho convencional pode necessitar mais tempo, já com o aparelho autoligado esse tempo total do tratamento é consideravelmente menor. 

Aparelho autoligado em detalhe 

Manutenções mais espaçadas

Como o aparelho autoligado usa fio termoativado e a ativação é constante, não há necessidade de manutenções mensais para a ativação do aparelho a cada 30 dias.

Assim, as manutenções podem ser mais espaçadas, a cada 45 dias, por exemplo, ou até entre 6 a 10 semanas, ou seja, com mais flexibilidade.

Diferenças nos bráquetes

Os bráquetes no caso do aparelho convencional são maiores que os bráquetes utilizados no tratamento com aparelho autoligado.

Além disso, há diferentes opções de bráquetes, mas é sempre importante avaliar o tipo de bráquete com seu Ortodontista.  

Custo do tratamento

Antigamente, o custo do tratamento com o sistema autoligado era maior, porém, atualmente, com a evolução dos materiais, esse custo não é maior, quando se compara bráquetes metálicos. Você investirá em um tratamento mais moderno e com resultado positivo mais rápido e que não custará necessariamente mais caro que o tratamento convencional. 

Menor dor

E por último, uma das principais diferenças entre ambos os tipos de aparelho é a dor sentida pelo paciente. No caso do aparelho autoligado, como a ativação é constante, a dor sentida pelo paciente é menor.

Aparelho autoligado x convencional: qual é a melhor opção para mim?

Na verdade, para se tomar essa decisão, você precisa conversar com seu Ortodontista e tirar suas dúvidas sobre qual é o tratamento mais indicado.

Portante, agende uma consulta na OdontoYama e tire todas as suas dúvidas sobre qual é o melhor tratamento para você e o mais indicado também.

Sem dúvidas, os profissionais gabaritados da OdontoYama te darão o atendimento personalizado e com a melhor tecnologia disponível para você!