O que é a Contenção Ortodôntica? 

 

Contenção, como a própria palavra indica, significa ‘manter’. A Contenção Ortodôntica é um aparelho utilizado após a retirada do Aparelho Ortodôntico Fixo. Existem tipos e sistemas variados, conforme o caso clínico. A Contenção Ortodôntica deve ser utilizada por um período específico justamente para manutenção do resultado obtido com o Aparelho Fixo.

A utilização da Contenção Ortodôntica é extremamente importante e não deve ser ignorada pelo paciente, pois a falta de uso do aparelho de Contenção Ortodôntica pode levar ao entortamento dos dentes. A Contenção Ortodôntica é muito importante justamente porque ossos, tecidos e ligamentos têm ‘memória’ e tendem a voltar à posição que estavam antes do tratamento ortodôntico, portanto, a falta da contenção pode levar à situação que os dentes estavam antes do tratamento ortodôntico. 

O tempo de uso da Contenção Ortodôntica depende muito do caso clínico apresentado e o Tipo de Aparelho Ortodôntico utilizado no tratamento. Diversos fatores influenciam, tais como: grau de movimentação, estrutura dentária e óssea, dentre outros. 

De maneira geral, existem dois grandes grupos de Contenções Ortodônticas: aparelhos removíveis (móveis) e contenções fixas. 

Os aparelhos removíveis de contenção são feitos de acrílico e podem conter fio. Mas, ao contrário dos aparelhos removíveis ortodônticos, os aparelhos de contenção não causam movimentação dentária. Eles não são ativos, sendo passivos, apenas mantendo o posicionamento dentário obtido anteriormente. 

Como regra, geralmente se usa aparelhos ortodônticos removíveis (móveis) de contenção por no mínimo seis meses após a retirada do aparelho fixo, uso diurno e mais outros seis meses de uso noturno. 

No caso de contenção fixa anterior, geralmente composta por um fio posicionado  no lado de dentro de dentes anteriores, região que fica em contato com a língua, o ideal é colocar por no mínimo de 5 a 7 anos. Mas em muitos casos, dependendo da idade do paciente, essa contenção fixa anterior pode ser mantida por toda a vida do paciente, sobretudo se esse paciente já for um adulto maduro, pois há tendência de desgaste ósseos e musculares com o envelhecimento. 

Fatores como o posicionamento da língua e a maneira de deglutir ou falar podem influenciar no alinhamento dentário após a retirada do aparelho fixo, portanto, todos esses fatores têm que ser considerados quando se analisa o tempo pelo qual a Contenção Ortodôntica será necessária. 

Somente o profissional Ortodontista tem o conhecimento possível para indicar qual o tipo de Contenção Ortodôntica será necessário em cada caso e por quanto tempo ela será necessária. 

 

Cuidados com a Contenção Ortodôntica 

 

Alguns cuidados com a Contenção Ortodôntica são importantes, à medida que independente do tipo e por quanto tempo ela for necessária, a contenção tem que receber atenção e cuidado do paciente que a usa.

 

Cuidados com a Contenção Ortodôntica Removível 

 

Retirar a contenção antes de se alimentar, escovar os dentes ou praticar esportes; 

 

  • Escove a contenção de maneira adequada, conforme orientado pelo seu Ortodontista, para que não haja acúmulo de bactérias na contenção. Esse acúmulo de bactérias e resto de alimentos na contenção não só pode prejudicar a contenção em si, como também pode trazer inflamação à região bucal; 
  • Cuide da sua contenção de maneira correta: não lave em água quente ou use produtos desinfetantes de limpeza geral, pois esses produtos, bem como a água quente afetam o acrílico; 
  • Guarde sua contenção, ao retirar, na caixinha dada pelo Ortodontista. Não deixe a contenção enrolada em guardanapos ou solta, pois há risco de perder e de amassar; 
  • Infelizmente se perdeu ou danificou a contenção, uma nova será necessária e com isso, mais gastos, portanto, cuide bem da sua contenção. 

 

Cuidados com a Contenção Ortodôntica Fixa 

 

  • No caso da Contenção Ortodôntica Fixa, é importante que o paciente faça a higienização correta da região, conforme demonstrado pelo Ortodontista. A utilização de escovas apropriadas, passa-fio, também é importante, uma vez que esta costuma ser uma região que acumula restos de alimentos e bactérias, portanto a higienização deve ser feita com muita atenção e cuidado. 

 

Conclusão

 

Qualquer alteração na contenção ou na cavidade bucal após o uso da Contenção Ortodôntica deve ser comunicada ao profissional Ortodontista. 

Lembre-se: a Contenção Ortodôntica faz parte do tratamento ortodôntico, portanto, é fundamental que o paciente esteja motivado a fazer o tratamento durante todo o período proposta e assim, conseguir o sorriso que tanto sonha e merece. 

Ficou com dúvidas? Agende hoje mesmo sua consulta. Hoje, com o desenvolvimento de novos materiais e a especialização de profissionais, é possível ter um sorriso alinhado e esteticamente muito bonito. E tudo isso está a seu alcance

 

Unidade – Mogi das Cruzes / SP

Endereço: Rua Doutor Ricardo Vilela, 1049 – Centro – Mogi das Cruzes – SP (como chegar)

Telefone: (11) 4799-8638
WhatsApp: (11) 94269-5770

 

Unidade – Tatuapé / SP

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 412 – Tatuapé – São Paulo – SP (como chegar)

Telefone: (11) 2092-8814
WhatsApp: (11) 99856-6575