O tratamento de canal é um procedimento na Odontologia que pode trazer muitos anseios e receios aos pacientes.

Mas, se submeter a um tratamento de canal é a garantia que você está cuidando da sua saúde bucal e também prevenindo futuros problemas. De fato, problemas na saúde bucal podem evoluir e acabar levando a problemas de saúde mais graves. Daí a importância do tratamento correto.

Vamos falar mais sobre isso agora, confira!

Por que o tratamento de canal é importante?

A endodontia é a área da Odontologia que cuida do sistema de canais que existem no dente.

Quando um dente tem uma infecção e essa infecção chega até a polpa, o chamado nervo do dente, muitas vezes, não há como reverter o processo.

Nesses casos, é indicado o tratamento de canal.

Como parte desse tratamento, a polpa do dente é retirada e o sistema de canais é limpo com soluções desinfetantes.

Além disso, o canal é trabalhado, internamente, com limas, para adquirir um formato específico.

Medicações também são utilizadas entre as sessões em alguns casos, para que a inflamação na região seja bastante reduzida.

Por último, o canal é preenchido com um material que não causa inflamação, com um cimento, que fará com que aquele dente consiga ser mantido na cavidade bucal.

Portanto, o tratamento de canal é um procedimento essencial na Odontologia para estacionar um processo infeccioso em desenvolvimento na região interna da raiz do dente, que pode se alastrar.

O que acontece se eu não fizer o tratamento de canal?

Imagina que você tem uma infecção no seu organismo, mas resolve não tratar. O que acontece? Essa infecção não piora? As bactérias não se multiplicam e o processo piora?

É a mesma coisa com o dente.

Quando há uma infecção, ou seja, bactérias se multiplicando, inflamando e infeccionando a região interna do dente, é essencial que haja tratamento quanto antes.

Caso isso não seja feito, uma série de consequências pode ocorrer, desde a piora do quadro, com abcessos e fístulas, como o desenvolvimento de lesões mais sérias.

Em pacientes com a imunidade comprometida, as bactérias bucais podem cair na corrente sanguínea e podem levar a outros problemas no organismo.

No caso da infecção localizada, quando há formação de pus, o organismo pode tentar realizar a drenagem desse pus.

Com isso, se forma a fístula. Mas, infelizmente, nem sempre a drenagem ocorre de maneira simples, para dentro da boca.

Em alguns casos, a drenagem procura o caminho mais fácil para ocorrer, o que significa abrir uma fístula para o lado externo do rosto.

Assim, isso deixa uma cicatriz na pele, marcando o rosto, além da dor e do inchaço que o paciente sente.

Sabe aquelas fotografias de pacientes com o rosto bastante inchado e com dor? Pois é, esse é o caso de pacientes que não buscaram atendimento imediato quando o problema começou.

Assim, o quadro se agravou e o caso tornou-se bem mais doloroso.

Problemas de saúde gerais

Mas, ainda há mais consequências. Estudos demonstram que problemas de saúde gerais podem ter relação com infecções no canal, como é o caso de problemas cardiovasculares.

De fato, esses estudos demonstraram que toxinas bacterianas e bactérias foram encontradas em situações de bacteriemia e sepse (quando bactérias se espalham por todo organismo), tendo origem em infecções endodônticas.

Por isso, reafirmamos: a saúde bucal também é parte da saúde geral. Se uma não vai bem, influencia diretamente na outra.

Depois do tratamento de canal feito, o que acontece?

Feito o tratamento de canal, o dentista responsável acompanhará o caso, para ter certeza que se houve uma lesão, que essa lesão está regredindo.

Além disso, o acompanhamento do caso é sempre importante, mesmo que não haja lesão na região do periápice do dente.

Após o tratamento de canal feito, o dente é restaurado. Isso pode ser feito de variadas formas, dependendo de quanta estrutura saudável de dente ainda resta.

Assim, conforme o quanto de tecido dentário resta, as opções de tratamento podem variar entre restaurações diretas, restaurações indiretas, coroas dentárias e coroas com pinos, por exemplo.

Portanto, é essencial que se você sentir alguma dor de dente, procure imediatamente seu cirurgião dentista.

Através de um exame clínico apurado e muitas vezes com o auxílio de exames de imagem, como radiografias, o diagnóstico da necessidade de tratamento de canal é feito.

Caso a dor seja forte, o cirurgião-dentista prescreverá medicamentos para aliviar a dor, bem como diminuir a inflamação local.

Ficou com dúvidas? Agende hoje mesmo sua consulta na OdontoYama, onde profissionais especializados te darão toda atenção e cuidado que você merece, para ter saúde bucal!