“Felicidade é quando o tamanho da boca esta pequena para o sorriso que a alma quer dar!”

Você já viu algum sorriso verdadeiro que não fosse lindo?…sorriso é a expressão máxima de um bem estar que precisa ser dividido com o Mundo!
Crianças sorriem o tempo todo, estejam elas com dentes ou não.
Já não é o que acontece com alguns adultos, que perderam a capacidade do sorriso espontâneo. Será que foram expectativas frustadas ao longo da vida ou teria sido a vergonha de sorrir com dentes pouco estéticos?
A verdade é que muitos adultos acabam sorrindo menos e se tornando-se menos criança com o passar dos anos.
Não me canso de observar a mudança de postura e a alegria de viver dos pacientes que terminam seus tratamento de reabilitação! A confiança em morder com segurança, de sentir melhor os sabores dos alimentos e principalmente a espontaneidade de sorrir “sem vergonha”! Acho que todo mundo deveria ter essa segunda chance!
Mas afinal, qual seria a causa da aparência mais envelhecida de um sorriso “com vergonha”?

Perda de dentes:
1- Quando perdemos um ou mais dentes, os dentes vizinhos ficam com inclinações incorretas e passam a receber cargas mastigatórias mais nocivas. Perdas de um segundo dente vizinho infelizmente são muitos comuns.

2- O osso que ficava sustentando a raiz do dente vai se reabsorvendo (vai sendo eliminado). Uma forma de manter melhor esse osso é mantendo sua função, através da colocação de implantes dentários.

3- Em muitos casos ocorre alteração da mastigação que pode causar dores e ruídos na articulação (ATM) e também assimetria na face.

Retração de gengiva e osso:
Causa uma impressão de boca mais envelhecida por formar os Black spaces (espaços pretos entre os dentes), além de poder estar associada a sensibilidade ao frio ou alimentos ácidos (restingem o bem estar).

Próteses mal adaptadas:
Algumas não estão com cores harmônicas que valorizem o sorriso, podem também estar machucando ou retendo restos alimentares.

Dentes escurecidos:
É comum que os dentes se amarelem com o passar dos anos por conta da maior calcificação da dentina, mas em muitos casos é possível minimizar esses efeitos através de tratamentos clareadores, de facetas de porcelana ou lente de contato.

A boa notícia é que para a maioria dos casos, sempre existe uma solução de melhorar a função e a estética dos dentes!

Novas tecnologias, como os enxertos ósseos, agregários plaquetários (LPRF), técnica do All on 4, etc… surgem a todo instante para aprimorar o tratamento. Mas o importante é que seu dentista entenda a real extensão de seus problemas.
Conversar sobre como foram os tratamentos anteriores, sobre suas particularidades de saúde e principalmente sobre seus receios e anseios, fará com que um bom profissional entenda muito bem o seu caso e com isso possa traçar o melhor planejamento para você!