Quando se perde todos os dentes da cavidade bucal, é necessário pensar em um plano de tratamento e uma solução. Mas, de fato, a solução para quem perdeu todos os dentes deve ser sempre individualizada.
Assim, o plano de tratamento dado ao paciente é sempre baseado em uma série de fatores, dentre eles, condições de saúde bucal, qualidade e quantidade de osso disponível, além de outros fatores.
Antigamente, o fator econômico era a principal desvantagem quando se pensava em qualquer plano de tratamento que utilizava implantes.
Porém, com o avanço da Odontologia, os implantes se tornaram mais em conta e atualmente, podem fazer parte da opção de plano de tratamento oferecido ao paciente.
No artigo de hoje, vamos apresentar quais são as diferenças entre prótese total, protocolo ou overdenture, como solução para quem perdeu todos os dentes. Confira!
Qual é a solução quando se perdeu todos os dentes?
Primeiramente, é necessário entender porque a perda dentária ocorreu.
Infelizmente, devido à falta de condições econômicas e acesso ao cuidado de saúde bucal de qualidade, muitas pessoas acabam perdendo dentes.
As principais causas para perda de dentes são lesões de cárie profundas e doença periodontal.
De fato, a doença periodontal apresenta-se, atualmente, como o principal motivo, visto que dentes afetados por problemas periodontais podem perder todo o osso de suporte que os mantêm na boca.
Dessa forma, os dentes ficam “moles”, por não terem mais suporte ósseo adequado.
Se não há tratamento adequado da doença periodontal, a tendência é a doença evoluir, fazendo com que os dentes sejam perdidos, causados pela perda óssea.
Há alguns casos em que pacientes sofrem fraturas no rosto e acabam também perdendo dentes.
Mas, quando a perda do dente é individualizada, ou seja, somente alguns dentes são perdidos, os dentes remanescentes são mantidos e servem de apoio para futuras próteses.
Portanto, o primeiro passo é agendar uma consulta com seu cirurgião-dentista, para que o profissional faça uma boa avaliação da cavidade bucal e da saúde do paciente, indicando assim, a melhor solução para quem perdeu todos os dentes.
Prótese total ainda é solução para quem perdeu todos os dentes?
A prótese total, também conhecida como dentadura, ainda é utilizada como solução para quem perdeu todos os dentes, embora seja uma opção com várias desvantagens.
De fato, quem usa uma dentadura ou prótese total tem enormes dificuldades com a mastigação, fora que a estética é também muito prejudicada.
Além disso, muitas vezes o paciente apresenta dor, visto que suas mucosas ficam desprotegidas, com a constante pressão e atrito da dentadura sobre elas.
Dessa forma, a qualidade de vida de alguém que usa uma prótese total pode ser seriamente prejudicada.
Ou seja, embora seja uma opção mais em conta, seus resultados a longo prazo não são bons.
E isso pode não resultar em grande satisfação ao paciente, que terá que conviver com limitações.
Portanto, as outras duas opções apresentadas como solução para quem perdeu todos os dentes, que são a prótese do tipo protocolo e a overdenture, são mais modernas e possuem mais vantagens.
Prótese do tipo protocolo x overdenture
Vamos analisar essas duas opções de tratamento, conforme suas principais características.
Quando falamos tanto em prótese do tipo protocolo e overdenture, estamos falando de próteses que dependem, inicialmente, da instalação de implantes dentários.
No caso, a prótese do tipo protocolo é fixada rigidamente sobre os implantes. Ela também conta com uma gama maior de materiais disponíveis, tais como zircônia e porcelana, por exemplo.
Como ela tem fixação rígida, ela só pode ser removida pelo cirurgião-dentista. Mas, ela também apresenta qualidade de mastigação melhor.
Porém, ela necessita de uma quantidade maior de implantes dentários a serem instalados na boca.
Já a overdenture pode ser removida pelo paciente.
Outra característica é que a overdenture precisa de menos implantes a serem instalados na cavidade bucal.
Por outro lado, a estética de uma overdenture, quando comparada a uma prótese do tipo protocolo, é menor e sua durabilidade também é menor.
Porém, como já salientamos, o plano de tratamento é sempre individualizado e há muitos fatores a serem considerados quando pensamos na melhor solução para quem perdeu todos os dentes.
A escolha nem sempre é baseada somente no preço
Embora muitas pessoas acreditem que a escolha entre uma solução ou outra seja exclusivamente baseada na diferença de preço entre as opções, isso é falso.
Muitas vezes, a escolha é feita baseada na quantidade e qualidade de osso disponível na cavidade bucal.
Por exemplo, para uma prótese do tipo protocolo, são necessários a partir de 4 implantes dentários na arcada inferior e a partir de 4 implantes na arcada superior.
Já para uma overdenture, há um mínimo de 2 implantes dentários.
É importante salientar que a prótese do tipo protocolo representa uma opção de tratamento mais moderno e mais indicado, por fornecer qualidade de mastigação e estética superiores. Além disso, há opções de diferentes materias.
Assim, se você tem dúvidas sobre esse assunto, agende sua consulta na OdontoYama, onde profissionais gabaritados e especialistas poderão tirar todas suas dúvidas e indicar o melhor tratamento, para o seu caso.