Neste exato momento, 1 em cada 4 Brasileiros está sofrendo de alguma dor nos dentes.
E o que fazer? Creme dental resolve?
Bom, existem no mercado bons cremes dentais específicos para sensibilidades dentinárias, e até para alguns casos podem minimizar ou até eliminar essa dor, mas não resolvem a sua causa verdadeira.
Se a sua dor é recorrente, convém fazer uma avaliação com um dentista, sua sensibilidade com frio pode ser um problema de retração de gengiva, mas também pode ser uma cárie entre os dentes ou até um canal.
Geralmente as retrações de gengiva são os casos mais comuns, e podem ser causados por ingestão contínua de alimentos ácidos (o refrigerante é um dos principais vilões por ser extremamente ácido; escovação com muita força ou com escovas de cerdas duras e também por traumas na mordida (quando a pessoa morde com muita força em alguns dentes apenas) que está relacionado ao bruxismo.
Caso o creme dental não resolva o seu caso, o dentista poderá fazer aplicação de selantes/vernizes na raiz exposta. E para alguns casos haverá necessidade de ajustes oclusais e da confecção de uma placa de mordida relaxante também, com isso a dor costuma diminuir bastante.
E não se esqueça de escovar com menos força, uma dica é usar sempre escovas ultra-macias porque as placas bacterianas são películas muito “molinhas”.
Agora você pode estar se perguntando… e enquanto não consigo ir ao dentista, existe sinais que me indique se o problema possa ser da gengiva ou de canal?
Não é um diagnóstico exato, mas você pode se guiar por esses indícios:
Quando você toma algo gelado, se sente que a dor atinge vários dentes ao mesmo tempo, pode ser uma retração de gengiva generalizada (é comum doer vários dentes de um lado só da boca).
Se for 1 ou 2 dentes específicos e você não conseguir perceber que existe retração da gengiva (ela estar mais baixa que as gengivas dos dentes vizinhos), pode ser que o problema seja uma cárie entre os dentes ou até mesmo exista a necessidade de um tratamento de canal.
Geralmente dores provocadas por frio são menos graves, agora se seu dente dói com calor ou mesmo espontaneamente, a gravidade é maior e você precisa procurar um dentista com mais urgência!