Sensibilidade Dentinária
Hipersensibilidade dentinária ou sensibilidade nos dentes, é geralmente causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos.
Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção. Também com o tempo a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente.
A melhor maneira de descobrir a causa da sensibilidade dentária é pedir ao dentista que examine seus dentes. A sensibilidade dos dentes geralmente pode ser tratada e curada.
Seu dentista pode prescrever cremes dentais de baixa abrasividade com formulações feitas especialmente dentes sensíveis. Ele saberá quais são os produtos mais adequados para o seu problema de sensibilidade.
Tenha cuidado com a escovação e evite que seus dentes se desgastem ainda mais. Uma escovação muito forte, uma prótese parcial com grampos mal ajustados, apertar os dentes com muita força (bruxismo), alimentos muito quentes (sopas e bebidas), podem exacerbar esse quadro.
Há um grande número de tratamentos disponíveis. Não tente diagnosticar o problema sozinho, pois ele pode ser sinal de algo mais sério. Somente um dentista pode esclarecer a questão.