Saúde Bucal das crianças

Os cuidados com os dentes devem começar cedo

Saúde Bucal das crianças

A higiene bucal deve começar a partir do nascimento do bebê. No recém-nascido, a limpeza das gengivas, bochecha e língua deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa, para remover os resíduos de leite.

Com o nascimento dos primeiros dentes, por volta dos seis meses, deve-se usar uma dedeira de silicone, fazendo movimentos suaves, a dedeira ou uma gaze umedecida não machuca a gengiva da criança e ainda faz uma leve massagem no local.

A partir de um ano pode-se iniciar a escovação, com uma escova de dente macia e pasta sem flúor. É importante o cuidado com os dentes de leite, pois eles guiarão o nascimento saudável dos permanentes.

Com 3 anos de idade, em geral, a criança já possui todos os dentes de leite e nessa fase é importante iniciar a utilização do fio dental, a participação dos responsáveis nessa fase é fundamental.

Por volta dos 6 anos a criança já começa a escovar seus dentes sozinha, mas ainda com a complementação de um adulto. (Segundo estudos, a coordenação motora fina para uma escovação eficiente, amadurece por volta dos 9 anos de idade). Por isso a escovação inicial a criança faz sozinha, depois os pais complementam a escovação e passam o fio dental.

O ideal seria que a escovação e o fio dental fossem realizados após cada refeição, mas devido a correria do dia a dia muitas vezes isso acaba não acontecendo. Concentre-se então em escovar muito caprichadamente 2 vezes ao dia e utilizar o fio dental pelo menos 1 vez ao dia.

A alimentação também influencia na saúde bucal. A alimentação das crianças deve ser rica em fibras e com menos açúcares. Frutas, verduras, legumes e grãos, por exemplo, contribuem com a saúde bucal. Alguns exemplos de alimentos fibrosos são: damasco, laranja, banana, goiaba, melancia, cereais integrais, entre outros.

O cálcio também é uma substância muito importante na infância, inclusive para a formação dos dentes. Leite, iogurte e queijo são boas opções.

Se você ou seu filho não receberam orientações sobre como realizar uma correta escovação e passagem de fio dental, procure um dentista de sua confiança…ele estará apto a te orientar sobre essa dificuldade.