Você sabia que o Implante Dentário é a melhor solução para repor um dente perdido? Quando alguém perde um dente, seja por cárie, doença periodontal ou trauma, a primeira opção que você deve ter em mente é a colocação de um Implante Dentário.

Pensando nisso, muitas pessoas perguntam: “Mas afinal, quanto custa um Implante Dentário?”. Antes de falarmos sobre isso, vamos falar sobre o Implante e como ele funciona. 

 

O que é um Implante Dentário?

 

O Implante Dentário é um elemento feito de titânio, um material biocompatível que tem como objetivo substituir a raiz de um dente perdido. 

Materiais biocompatíveis são aqueles que se integram perfeitamente no osso, ou seja, não há uma reação de incompatibilidade entre o implante e o osso. 

Quando uma pessoa perde um dente, a primeira coisa que deve ser feita é consultar um dentista e se possível um Implantodontista (dentista especialista em Implantes).

O profissional fará um exame físico completo para avaliar a saúde bucal do paciente e saber se a indicação de um implante é correta ou não para aquele caso, naquele momento. 

 

Indicação de Implantes 

 

  • Perda de dentes por trauma, como um acidente, por exemplo; 
  • Perda de dentes por cárie; 
  • Perda de dentes por doença periodontal (gengiva). 

 

Contraindicações de Implantes Dentários 

 

É importante ressaltar que não existem contraindicações, ou seja, pessoas totalmente proibidas de colocar implantes dentários. O que acontece é que em alguns casos os pacientes precisam de uma atenção especial, veja quais são:

  • Pacientes com problemas cardíacos como insuficiência cardíaca;
  • Pacientes durante o tratamento de câncer;
  • Pacientes com hemofilia ou anemia;
  • Pacientes com hipertensão;
  • Pacientes com osteoporose.

Essas situações clínicas requerem um cuidado especial e se possível que o trabalho seja feito em conjunto com o médico especialista, responsável por liberar o paciente a realizar a cirurgia de colocação de Implantes Dentários. Leia o nosso artigo sobre Quem não pode fazer um Implante Dentário para descobrir se você está apto a colocar Implantes.

O implante é fixado no osso e após um período de tempo (que pode variar de 6 a 8 meses e também se é superior ou inferior), o implante apresenta-se osseointegrado, ou seja, totalmente incorporado ao osso. Para que isso aconteça, é necessário que o paciente esteja saudável.

Outra situação que requer um cuidado na colocação, ao menos temporariamente de Implantes Dentários, é a presença de doença periodontal (doença de gengiva) agressiva ou sem tratamento. Isso porque as bactérias presentes na cavidade bucal, em bolsas periodontais ou no tártaro, podem também causar doença ao redor do implante (doença chamada periimplantite), causando a futura perda do implante.

Nesse caso, é importante que o paciente passe por um tratamento periodontal completo e estabilize a doença. Somente com a doença periodontal estabilizada e com saúde bucal é que o paciente estará liberado para colocar os Implantes Dentários.

 

Afinal, Quanto Custa um Implante Dentário?

 

A Odontologia segue as regras determinadas pelo Código de Ética, além das regras determinadas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). 

De acordo com as regras da profissão, não é permitido passar orçamentos ou preços de tratamento via telefone, mensagens ou chats. 

Isso porque para definir o preço de um tratamento é necessário avaliar o caso detalhadamente e as particularidades do paciente. 

Mesmo que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) permitisse que o preço fosse divulgado, é impossível estabelecer uma única “tabela de preços”, pois na Odontologia cada caso é um caso. 

Há também a necessidade de considerar os aspectos emocionais de cada paciente. Portanto, todos esses fatores devem ser analisados antes de ser passado qualquer valor para o paciente. 

E é importante lembrar que os valores só devem ser passados após minucioso exame físico e muitas vezes, radiográfico. Há aspectos a serem considerados. 

Por exemplo, para colocação de um Implante Dentário em uma área, é necessário que seja feita a medida da quantidade de osso presente naquela região. Isso só pode ser feito por meio de um exame de imagem, preferencialmente uma tomografia computadorizada. 

Se caso a quantidade de osso não for suficiente, há opções de serem realizados enxertos ósseos, que podem ser feitos com osso do próprio paciente ou material externo. Depois que esse enxerto é realizado, é necessário esperar um tempo para que o organismo se adapte àquele “novo osso” na região ou então que o material colocado estimule a formação de osso novo. Leia o artigo sobre Perda Óssea nos Dentes para conhecer todas as alternativas para esses casos.

Além disso, o tratamento representa o que é necessário para aquele paciente naquele momento. Por exemplo, se o paciente tem doença periodontal ativa, necessita anteriormente cuidar da doença periodontal e ela se manter estável. 

Pois caso contrário, de nada adianta colocar um implante em uma região “doente”, com doença periodontal ativa, pois as mesmas razões que fizeram aquele paciente perder os elementos dentários, fará ele perder igualmente o implante. 

No caso dos implantes, a doença instalada chama-se periimplantite e causa a perda dos implantes. 

Portanto, colocar um preço único em um Implante Dentário não é possível, pois o preço depende da situação que o paciente se encontra, bem como os tratamentos que serão necessários para obter o melhor resultado possível. 

 

Faça a Melhor Escolha 

 

Agora que você já sabe sobre as regras e as leis, fuja de locais que tentam te conquistar pelo “preço”. 

Locais que já falam de preço não estão considerando o paciente como um todo e certamente não conseguirão dar ao paciente o melhor possível em termos de tratamento para colocação de um implante. 

Para um tratamento como a colocação de um implante, você precisa de profissionais gabaritados e qualificados, que não só tem todo o conhecimento técnico necessário, como também a experiência de saber exatamente quais tratamentos indicar. 

E antes que você pense que “Mas isso não é para mim”, a Odontologia evoluiu consideravelmente nos últimos anos e se antes um implante era algo impensável, hoje não é mais bem assim. O tratamento evoluiu muito e há bastante empresas de implantes, portanto é possível ofertar um tratamento de qualidade por um preço ideal, considerando as individualidades de cada paciente. 

Ligue na OdontoYama hoje mesmo, agende uma consulta e saiba mais sobre os tratamentos de implantes disponíveis para o seu caso.

 

Unidade – Mogi das Cruzes / SP

Endereço: Rua Doutor Ricardo Vilela, 1049 – Centro – Mogi das Cruzes – SP (como chegar)

Telefone: (11) 4799-8638 (Telefone)
WhatsApp: (11) 94269-5770 (WhatsApp)

 

Unidade – Tatuapé / SP

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 412 – Tatuapé – São Paulo – SP (como chegar)

Telefone: (11) 2092-8814
WhatsApp: (11) 99856-6575