Existe um grande número de pessoas que por diversas razões já perderam todos os dentes da boca. 

Quando alguém perde todos os dentes da boca, precisa colocar uma prótese. O tipo de prótese mais comum no país para esses casos é a chamada Prótese Total, popularmente conhecida como Dentadura. 

A Dentadura pode ser superior ou inferior. O grande problema da dentadura é que ela nem sempre fica bem fixa no local, trazendo insegurança ao paciente na hora de sorrir, falar e comer. 

Mas existe uma alternativa melhor, que é a Prótese Protocolo. Mas o que seria essa Prótese Protocolo e quais são suas indicações? Ficou curioso(a)? Então, confira! 👇👇

 

Tipos de Prótese 

 

Existem diversos tipos de prótese: a total, a parcial removível e a fixa. Inclusive temos um artigo bem interessante aqui no blog sobre os Tipos de Próteses Dentárias.

No caso da Prótese Fixa, ela pode envolver a substituição de um único dente, de alguns dentes ou de todos os dentes da arcada, que é o caso da Prótese Protocolo. 

A Prótese Protocolo ou Prótese do tipo Protocolo é colocada sobre implantes osseointegrados, que são inseridos no osso. 

Os implantes são estruturas feitas de titânio, um material biocompatível, ou seja, que não causa alergias nem nenhuma reação ao organismo. Eles ficam completamente bem adaptados ao osso, firmes e sobre esses implantes é colocada a prótese. 

 

Quem Pode Colocar uma Prótese Protocolo? 

 

No artigo sobre Quem não pode fazer um Implante Dentário você terá uma visão completa se necessita de um olhar mais atento. Mas mesmo assim, para saber se você está liberado para fazer a Prótese Protocolo, o ideal é primeiro marcar uma consulta de avaliação com seu dentista. 

O dentista irá fazer uma avaliação minuciosa da sua cavidade bucal e solicitar alguns exames de imagem, sendo um deles a tomografia computadorizada da região da boca. 

Por que esse exame é necessário? 🤔

Porque sem ele não há como saber exatamente a quantidade de osso que você possui na arcada. A quantidade de osso é fundamental para o bom prognóstico do caso. 

Se você não tiver osso suficiente na região adequada para a instalação de uma Prótese tipo Protocolo, ainda existe a opção de realizar um enxerto ósseo no local, disponibilizado aqui na OdontoYama!

Portanto, essas informações são extremamente importantes e fundamentais para o dentista poder planejar corretamente o seu caso. 

 

Prótese Protocolo: Tipos de Materiais 

 

Existem algumas técnicas e materiais diferentes que podem ser aplicados na Prótese Protocolo. A começar pelo número e tipo de implantes. Isso dependerá não só da quantidade de osso disponível, como também se há algum defeito ósseo e outras razões, além do preço do tratamento em si. 

A técnica mais avançada inclui a instalação dos implantes e a fixação permanente da prótese sobre esses implantes. Nesse caso, a prótese não pode ser removida pelo paciente, somente pelo dentista. 

Portanto, o paciente precisa entender que ao colocar uma Prótese Protocolo Fixa precisará passar anualmente, no mínimo, em seu dentista, para que ele realize a retirada e limpeza profissional da prótese. 

Diferentes materiais podem ser utilizados para a realização da Prótese Protocolo. Os mais comuns são: 

 

1 – Resina acrílica sobre estrutura metálica

 

É considerada a opção mais em conta, porém é a menos estética de todas. Com o passar do tempo, os dentes de acrílico se amarelam e se desgastam. Mas por ser um material menos duro, ele resulta em menos impacto no osso, portanto, é uma boa alternativa para pacientes que possuem pouca quantidade de osso na região. 

 

2 – Resina composta sobre estrutura metálica 

 

Possui estética superior ao item anterior mas com preço um pouco mais caro. A estética proporcionada por dentes de resina é mais natural, dando um aspecto mais favorável. 

 

3 – Porcelana sobre estrutura metálica 

 

Em termos de materiais estéticos, nenhum outro material é mais estético do que a porcelana. Ela não amarela e tem uma resistência superior à resina composta e à resina acrílica. No entanto, ela também tem um preço bem acima desses materiais. 

Além disso, quando se opta por protocolo de porcelana sobre estrutura metálica, são necessários ao menos 8 implantes para distribuição correta das cargas de força. 

 

4 – Porcelana sobre estrutura em zircônia 

 

A zircônia tem sido usada para constituição da estrutura de Prótese Protocolo, uma vez que é um material com dureza superior e coloração branca, ou seja, capaz de fornecer resultados estéticos muito superiores. 

O preço pode ser considerado uma desvantagem, mas se você analisar o resultado estético é extremamente superior às demais opções. 

Para esse tipo de estrutura, é utilizado desenho computacional e fresagem em fresadoras especiais, com um bloco de zircônia sendo fresado exatamente do jeito que o desenho feito no computador pede. Portanto, é uma técnica bastante avançada com excelentes resultados estéticos. 

 

5 – Zircônia 

 

Ainda há a opção de protocolo sendo realizado com zircônia pura, ou seja, tanto a estrutura quanto os dentes. Porém, esse tipo de protocolo, embora altamente resistente, ainda perde no quesito estético para a porcelana sobre estrutura de zircônia. 

Mas tem como vantagem a dureza da estrutura, a durabilidade e o preço, mais em conta do que quando a porcelana é adicionada sobre a estrutura de zircônia. 

 

Conclusão

 

Existem diversas opções de tratamento. O importante é você conversar com seu dentista que apresentará as melhores opções de tratamento para o seu caso em especial.

Ficou interessado(a)? Marque uma avaliação e venha nos conhecer! ⤵

 

Unidade – Mogi das Cruzes / SP

Endereço: Rua Doutor Ricardo Vilela, 1049 – Centro – Mogi das Cruzes – SP (como chegar)

Telefone: (11) 4799-8638 (Telefone)
WhatsApp: (11) 94269-5770 (WhatsApp)

 

Unidade – Tatuapé / SP

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 412 – Tatuapé – São Paulo – SP (como chegar)

Telefone: (11) 2092-8814
WhatsApp: (11) 99856-6575