Mais comum em mulheres e principalmente após os 45 anos de idade, a osteoporose se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea.
A osteoporose sozinha não é capaz de causar grandes danos a saúde bucal, ou melhor, até que a boca seja atingida por essa doença, muito provavelmente outras regiões do corpo já devem ter manifestado algum problema mais grave.
O alerta que se faz é quanto aos medicamentos prescritos para tratar desse mal, muito se tem falado sobre o Alendronato de Sódio , ou qualquer outro da família dos Bifosfonatos, usados para o controle da osteoporose. Essas drogas deixam os tecidos fibrosos do interior dos ossos com pouca ou nenhuma irrigação sanguínea, essa falta de sangue atrapalha o processo de cicatrização das cirurgias de implantes dentários, aumentando o risco de necrose óssea.
Portanto ao se planejar a cirurgia de implante nos casos em que o paciente estiver utilizando Bifosfonatos, é fundamental um acompanhamento médico e também segundo estudos científicos é recomendável que se aguarde o período de 1 ano após a suspensão do uso desse medicamento, para a cirurgia.
Curiosidade sobre os Bifosfonatos: São reguladores da remodelação óssea descontrolada, como ocorre em casos de osteoporose, osteopenia, metástases ósseas. Aliviam a dor e auxiliam em casos de câncer de mama avançado e de outros tumores sólidos.