O implante dentário é uma excelente alternativa para substituição de um dente perdido. Essa opção tem diversas indicações e após a decisão conjunta, do cirurgião-dentista e do paciente, alguns cuidados após a cirurgia devem ser levados em consideração.

A cirurgia de colocação de um implante dentário se assemelha à cirurgia de extração de um dente, sendo inclusive muitas vezes até mais simples, no que se refere a ser uma cirurgia menor. Porém, os cuidados pós-operatórios da cirurgia de implante dentário devem ser cuidadosamente seguidos e o paciente deve ser sempre orientado.

Durante todo o processo, desde a consulta de avaliação até o pós-operatório, você terá todo o suporte necessário para que entenda o que está acontecendo e se sinta plenamente seguro. No dia da cirurgia lhe entregaremos uma cartilha com diversas informações sobre os cuidados pós-operatórios da cirurgia de implante dentário.

Algumas recomendações após a cirurgia são importantes:

 

Realizar repouso após a cirurgia de colocação de implante dentário

 

O paciente deve se manter afastado da prática de atividades físicas intensas durante ao menos as primeiras 48h após a cirurgia de implante dentário.

 

Após a cirurgia, o paciente deve realizar repousar, mantendo-se afastado de atividades que demandam muita energia física, bem como não se expor intensamente ao sol. Isso porque atividades físicas ou exposição ao sol aumentam o risco de sangramento.

 

Colocar gelo na região operada

 

A colocação de gelo durante as primeiras 72h após a cirurgia de colocação de implante é muito importante, pois diminui o inchaço da região.

 

Orientamos os nossos pacientes a passar um hidratante na pele, na região que irá de colocar o gelo, justamente para o gelo não ‘queimar’ a pele do rosto, o que pode causar incômodo.

Esses pequenos cuidados fazem com que o pós-operatório seja mais tranquilo ao paciente.

 

Alimentação leve e morna

 

Nos primeiros dias após a cirurgia de colocação de um implante dentário, é importante que a alimentação do paciente seja leve e morna, como por exemplo, uma sopa, purê, frango desfiado – lembrando sempre que deve ser em uma temperatura morna, igual servimos para uma criança. Isso porque alimentos quentes tendem a aumentar a chance de sangramento da região. Por outro lado, alimentos frios e gelados tendem a auxiliar o paciente a ter menor inchaço na região.

Alimentos como sorvete, açaí e vitaminas são bem recomendados nesse período. Além disso é importante que o paciente não se alimente com alimentos duros, pois à medida que a cicatrização se inicia, é importante que a região não receba impactos da mastigação.

 

Medicação na hora certa

 

Após a cirurgia de implante, o dentista prescreverá algumas medicações para o paciente, tais como analgésicos, anti-inflamatório e antibiótico. Todas as medicações deverão ser tomadas na hora certa, auxiliando não só o processo de cicatrização, mas também auxiliando a diminuir possível inchaço na área operada.

 

Inchaço e dor após a cirurgia de implante

 

A região operada pode sofrer inchaço e ficar sensível. Exatamente por isso que os cuidados pós-operatórios devem ser seguidos. De toda forma, caso a região apresente-se com dor latejante ou muito inchada, o cirurgião-dentista deve ser avisado.

 

Pós-operatório

 

De maneira geral, a cirurgia de colocação de implante é tranquila, simples e o pós-operatório não é caracterizado por dor intensa, bastando o paciente seguir as recomendações dadas pelo cirurgião-dentista, bem como tomar as medicações prescritas de maneira correta.

Se após as 72h colocando gelo, o inchaço não melhorar, o ideal é a colocação de compressas quentes na região. É importante que o paciente siga esse protocolo de primeiro colocar gelo, por 72h e só então colocar compressas quentes.

O gelo faz com que haja vasoconstrição, ou seja, diminua o inchaço. Quando se passaram 72h, o calor faz com que aumente o fluxo sanguíneo para a região, auxiliando no processo.

Se houver sangramento, apenas comprima a região com gaze ou algodão. Caso haja pequeno sangramento nasal, não assoe o nariz, apenas faça um pequeno tampão de gaze ou algodão para conter o sangramento.

Lembre-se que é fundamental entrar em contato com o profissional cirurgião-dentista que realizou a cirurgia caso haja qualquer quadro não esperado. É também importante salientar que é necessário comparecer às consultas de retorno, justamente para que o profissional possa avaliar como o caso está evoluindo.

Aqui vai um resumo dos principais cuidados que o paciente deve ter após a cirurgia de implante:

  • Repousar, não fazendo atividades físicas intensas;
  • Colocar gelo na região nas primeiras 72h;
  • Não colocar a cabeça para baixo;
  • Alimentação leve e morna, sobretudo nos primeiros dias;
  • Tomar as medicações prescritas na hora certa;
  • Em caso de sangramento, comprimir a região com algodão ou gaze;
  • Retornar às consultas agendadas para acompanhamento do caso pelo profissional.

 

Ficou com alguma dúvida? Ligue hoje mesmo e agende a sua consulta. Durante a consulta de avaliação iremos analisar o seu caso, como também explicaremos todas as etapas do tratamento para que um belo sorriso esteja ao seu alcance!

 

Unidade – Mogi das Cruzes / SP

Endereço: Rua Doutor Ricardo Vilela, 1049 – Centro – Mogi das Cruzes – SP (como chegar)

Telefone: (11) 4799-8638 (Telefone)
WhatsApp: (11) 94269-5770 (WhatsApp)

 

Unidade – Tatuapé / SP

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 412 – Tatuapé – São Paulo – SP (como chegar)

Telefone: (11) 2092-8814
WhatsApp: (11) 99856-6575