A correta higienização das regiões que receberam um implante dentário ou próteses, sejam elas fixas ou removíveis é de extrema importância para a longevidade do tratamento dentário.
Para facilitar o entendimento, vamos dividí-las em peças fixas (implante, coroas fixas) ou removíveis (Prótese Total “dentadura”, Prótese parcial removível “pontes”).

Elementos fixos: a higienização é realizada com escova comum mais as escovas interproximais e também o fio dental.
A escova interdental (que tem a forma de uma escova para limpar mamadeiras) deve entrar entre os espaços dos dentes, como se fosse uma ponta de uma furadeira. E para passar o fio dental pode-se utilizar também os passa fios (agulhinha de plástico) para facilitar a entrada do fio dental.

Elementos removíveis: As bases das próteses são feitas de resina e esse material pode se desgastar e acumular tártaro com o passar do tempo. Para evitar isso, escove as sempre (existe no mercado escova própria para limpeza da prótese) somente com água e quando necessário detergente ou sabonete neutro.
Os cremes dentais não são adequados para esse fim porque costumam ter agentes abrasivos que podem riscar as próteses e criar áreas de maior acúmulo de detritos.
As próteses não devem ficar em ambiente seco, por isso ou devem estar na boca ou mergulhadas em recipiente com água fria (nunca morna ou quente para não deformá-las).