A saúde começa pela boca. Essa é uma frase muito verdadeira, mas pouco divulgada.

Muitas pessoas, no decorrer do ano, passam em médicos cardiologistas, ginecologistas, no caso das mulheres e urologistas, para os homens, para um check-up.

Mas quantas dessas pessoas passam no dentista, para o check-up de saúde bucal? Pode apostar que é um baixo número de pessoas que se lembra que a saúde bucal é tão importante quanto a saúde do coração ou de outras partes do corpo.

Existem várias doenças que apresentam manifestações bucais, ou seja, com o olhar atento do dentista, é possível realizar o diagnóstico de condições de saúde, como sífilis, leucemia, bulimia, diabetes, dentre outras.

Existe uma área da Odontologia, denominada Odontologia Sistêmica, que se especializa na análise mais ampla dos pacientes analisando a relação da saúde da boca com o organismo e como ela interfere nas esferas mental, comportamental e emocional.

O que é Odontologia Sistêmica?

A Odontologia Sistêmica é uma área de atuação regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia e adota tratamentos complementares como acupuntura, florais, laserterapia, hipnose, dentre outros.

É importante sempre manter uma boa qualidade de higiene bucal, realizando a escovação sempre após cada refeição e utilizando fio dental todo dia, justamente para prevenir futuros problemas bucais.

Mas quais condições de saúde podem influenciar na saúde bucal? Confira abaixo 👇👇

Condições de Saúde que Influenciam na Saúde Bucal

Existem algumas condições de saúde que podem influenciar a saúde bucal. Portanto, é importante sempre estar atento e lembrar sempre de avisar o dentista se você é portador de uma dessas condições.

Todo dentista, antes de iniciar o exame clínico da cavidade bucal, faz uma série de perguntas ao paciente. Isso é denominado anamnese.

Uma boa anamnese dá um bom panorama da saúde geral do indivíduo e é sempre importante deixar claro se você faz algum tratamento para alguma doença, quais medicamentos toma e quais os sintomas sente com frequência.

1 – Diabetes

O diabetes é uma patologia que afeta cerca de 10% da população brasileira.

Por se tratar de uma doença silenciosa, muitos pacientes podem não saber que tem a doença.

Estima-se que para cada paciente que sabe que tem diabetes, há outro que não sabe.

O diabetes pode ser causa de muitas internações e pode resultar em problemas de visão e nos membros, mas por outro lado é uma doença que pode ser controlada, não afetando a expectativa de vida da pessoa.

O problema é que o tratamento do diabetes não é levado a sério por muitos pacientes, que acabam não adotando um estilo de vida mais saudável, com a redução de carboidratos e não fazem medidas de glicemia algumas vezes ao dia, para controle da glicose.

Existem dois tipos de diabetes: diabetes tipo 1, o qual afeta crianças e adolescentes, sendo considerado uma doença autoimune. O pâncreas para de produzir insulina porque o próprio organismo da pessoa ataca as células que produzem insulina.

O paciente deve tomar insulina algumas vezes ao dia para manter a glicose sob controle. A insulina é o hormônio responsável por fazer a glicose sair do sangue e entrar para dentro da célula, funcionando como uma ponte.

Se a glicose não entra para dentro da célula, fica concentrada no sangue e pode causar uma série de danos vasculares, nos capilares, dando origem aos problemas de visão e nos membros, sobretudo inferiores.

Já o diabetes tipo 2 costuma afetar adultos. Essa pessoa costuma ter um estilo de vida não-saudável e acaba tendo grande resistência à insulina. Ou seja, o pâncreas tenta, produzir cada vez mais insulina, mas não resolve o problema.

Essas pessoas geralmente fazem o tratamento com medicamentos orais e adaptação da dieta. Se não funciona, acabam tomando insulina.

Mas o grande problema é a resistência do paciente em ter um estilo de vida mais saudável e controlar a ingestão de alimentos que sobem muito a glicemia, como alimentos ricos em carboidrato (os chamados alimentos com alto índice glicêmico).

Quando um paciente diabético vem ao tratamento odontológico, é importante perceber que se seu diabetes estiver descontrolado, provavelmente sua cicatrização não será ideal. A circulação sanguínea na região não é boa.

Outra particularidade é que pacientes diabéticos com muitas infecções bucais acabam tendo a glicemia descontrolada pelas infecções, pois é sabido que a glicemia se altera com infecções.

Além disso, a perda óssea no caso da doença periodontal em pacientes com diabetes não controlado costuma ser bem maior.

O hálito do paciente diabético não controlado é bastante característico. É chamado de hálito cetônico, ou com cheiro de maçã. Portanto, o dentista pode prestar atenção em pacientes com essa característica de hálito, pensando no diagnóstico de diabetes.

2 – Doenças Cardiovasculares

Pacientes com doenças cardiovasculares devem ter uma excelente saúde bucal, uma vez que bactérias provenientes de infecções bucais podem cair na corrente sanguínea e se alojarem em vasos sanguíneos já comprometidos.

Com isso, essas bactérias podem gerar uma série de problemas, denominados de maneira geral de endocardite bacteriana.

Portanto, pacientes com problemas dessa natureza devem ser bem orientados sobre a importância de higiene bucal adequada, bem como ter sempre a doença periodontal sob controle, caso tenham.

3 – Osteoporose

Osteoporose é a perda de massa óssea, podendo vir com a idade, afetando sobretudo mulheres que não fazem atividade física.

A perda de massa óssea também pode afetar os ossos da cavidade bucal, como mandíbula e maxila, portanto, é importante sempre prestar atenção na quantidade de osso e na qualidade do osso bucal em pacientes com osteoporose.

4 – Ansiedade

Pessoas com transtornos de ansiedade costumam ter bruxismo ou facetas de desgaste nos dentes.

Assim, a utilização de placas pode ajudar no controle da doença, uma vez que o fato de colocar uma placa de proteção na cavidade bucal, pode ajudar a reprogramar o cérebro em parar de apertar ou ranger os dentes.

Conclusão

A Odontologia trata da saúde bucal, mas é importante notar que a saúde bucal é o resultado também da saúde geral do paciente, não podendo um evento ser separado do outro.

Algumas condições de saúde têm manifestações na cavidade bucal e algumas patologias podem influenciar na saúde bucal.

Por isso, aqui na OdontoYama desenvolvemos protocolos de prevenção e tratamentos dentários para que seus dentes possam viver tanto quanto você, bem +Q100 anos!

O Projeto +Q100 representa a nossa missão, que é a de manter seu sorriso por mais de 100 anos e acredite, isso é possível!

Para isso contamos com uma equipe de dentistas e colaboradores que estão preparados a acompanhar você e seus dentes nesta longa jornada! Você topa o desafio? Vamos conosco nesta jornada?

Ficou interessado(a)? Marque uma avaliação e venha nos conhecer!

Telefone: (11) 4799-8638 (Telefone)
WhatsApp: (11) 94269-5770 (WhatsApp)

Telefone: (11) 2092-8814
WhatsApp: (11) 99856-6575