Cárie Dentária

Processo de formação da cárie

Cárie Dentária

A cárie dentária é causada pela ação de um ácido (que provem da decomposição de restos alimentares produzida pela ação das bactérias que habitam na boca), que provoca a erosão do esmalte e sua posterior corrosão.

E isso acontece pela higiene bucal deficiente (escovação e fio dental) e a frequente ingestão de alimentos açucarados, etc.

Os principais sintomas da cárie são dor aguda, inflamação, aumento da sensibilidade perante alimentos e bebidas frias ou quentes, mau hálito e perda do dente. Fique atento porém, o processo carioso costuma ser indolor no início.

Se não for tratada, uma cárie pode destruir seu dente e atingir a polpa (nervo), o que pode resultar em um abscesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abcesso, ele só pode ser tratado através do tratamento do canal, que se não for tratado pode levar a perda do dente.

O melhor cuidado que se pode ter em relação aos dentes é a prevenção, para isto é necessário: escovar os dentes e utilizar fio dental; visitar regularmente o dentista para fazer a limpeza das arcadas dentárias (que deve ser realizada de seis em seis meses); ter uma dieta equilibrada; evitar doces e bebidas açucaradas entre as refeições.