Com o avanço da Odontologia, várias técnicas ortodônticas foram aprimoradas. E assim, surgiu o aparelho autoligado, considerado um grande sucesso na Ortodontia atual.

Mas, afinal, o que é um aparelho autoligado e como ele funciona? E por que ele é considerado mais evoluído do que um tratamento tradicional em Ortodontia?

Quais são os benefícios que o paciente pode obter com esse tratamento? E suas principais indicações?

É sobre essas questões que falaremos, confira!

O que é um aparelho autoligado?

Um aparelho ortodôntico autoligado apresenta um bracket com uma cobertura, como se fosse um clipe metálico, com abertura e fechamento, permitindo a introdução do fio na canaleta.

É diferente do sistema tradicional ortodôntico, no qual o fio ortodôntico não passa por dentro do bracket.

No sistema tradicional, existem elásticos, ligaduras e outros elementos para que o aparelho ortodôntico seja ativado, de tempos em tempos.

Já no sistema autoligado, o aparelho permanece constantemente ativado e com isso, o tempo de duração do tratamento é bem menor, se comparado com o sistema tradicional.

Vantagens do aparelho autoligado

Quando se fala em sistema de aparelho ortodôntico autoligado, estamos falando de uma tecnologia mais moderna e mais avançada do que o sistema tradicional.

Tratamento mais rápido

Conforme já explicamos, devido à maneira que o aparelho autoligado funciona, o tempo de tratamento é menor, quando comparado ao sistema tradicional.

Claro que cada caso é um caso e não se pode estabelecer uma regra sobre o tempo de tratamento para todos os pacientes, mas tratamentos longos, de 7 anos, não são o caso quando se pensa no sistema autoligado, que costuma ter resolução em um tempo muito menor, de uma média de 2 anos.

Dessa forma, como o sistema autoligado permanece constantemente ativado, não há necessidade do paciente comparecer às consultas para “ativar” o aparelho, algo que faz parte do tratamento ortodôntico tradicional.

Menor dor

Assim, o paciente sente menos dor com o aparelho autoligado, visto que sua ativação é constante e não feita em picos, que geram dor e incômodo ao paciente.

Mas, por que os pacientes sentem menos dor? Isso ocorre porque com o sistema ortodôntico tradicional, precisa de muita força, para ativar o aparelho mensalmente.

De fato, com o autoligado, a ativação é constante e usada menos força, o que resulta em menos dor.

Sem necessidade de extrações dentárias

Outra vantagem é que com o sistema autoligado, é possível realizar a movimentação ortodôntica sem a necessidade de extração dentária.

Portanto, o sistema autoligado é bastante indicado para casos de apinhamento dentário sem extrações ortodônticas.

Além disso, no tratamento convencional, é essencial que o paciente retorne ao dentista mensalmente, para que o aparelho seja ativado.

Porém, no caso do sistema autoligado, essa ativação mensal não é necessária. Portanto, o paciente pode ter suas consultas mais espaçadas, uma vez que o aparelho está ativo o tempo todo.

Por último, no sistema autoligado não há ligaduras elásticas ou metálicas.

Menor risco de cárie e problemas periodontais

Assim, o acúmulo de placa é menor, visto que só há os brackets, os quais possuem fechamento e canaletas, por onde passa o fio ortodôntico.

Com menos placa na cavidade bucal do paciente, diminui-se a probabilidade de problemas periodontais, como gengivite e também futuras lesões de cárie.

Claro que não podíamos deixar de mencionar que o aparelho autoligado possui maior estética e conforto ao paciente.

Benefícios do aparelho autoligado para o paciente

  • Tratamento em menor tempo;
  • Menor dor com o tratamento;
  • Sem a necessidade de consultas para ativação;
  • As consultas podem ser mais espaçadas;
  • Não há necessidade de haver extrações dentárias em caso de apinhamento, por exemplo;
  • Menor acúmulo de placa;
  • Diminuição da probabilidade de lesões de cárie e problemas periodontais;
  • Mais conforto e estética ao paciente.

Outras características do sistema autoligado

Com os brackets autoligados, também é possível fazer uma plástica, sem cirurgia, graças à movimentação óssea.

Afinal, a estética do corpo e do rosto é essencial atualmente e um belo sorriso te abre muitas portas. E se isso puder sem dor, sem cirurgia e em menos tempo, melhor ainda!

Fora que o tratamento tem um tempo bem menor do que o convencional.

Uma “desvantagem” é que você necessita de profissionais capacitados para poder acompanhar o processo com aparelhos autoligados.

Na OdontoYama você tem profissionais capacitados, especialistas, que acompanharão o processo e darão toda a assistência, com cuidado e carinho a você.

Gostou de saber mais sobre aparelhos autoligados? Então, continue acompanhando as novidades aqui conosco!