Vamos falar um pouco de inovações tecnológicas que já existem e que estão em processo de serem fabricadas em grande escala, em breve.
Estivemos recentemente no Congresso da Sociedade Paulista de Ortodontia, e o tema central foi exatamente o assunto deste texto, a Ortodontia no Futuro.
Quais são as inovações tecnológicas já alcançadas?
1- Tratamentos mais rápidos e menos dolorosos, com o advento dos braquetes com menos atrito no sistema, os chamados braquetes autoligados ou autoligantes.
2- Fios inteligentes e com memória, feitos a base de titânio
3- Fios termo-ativados que atuam com a variação térmica da boca
4- Contensores (aquele aparelho móvel que precisa ser utilizado qdo se termina o tratamento ortodôntico ativo), esses contensores são agora de acetato e copiam exatamente a posição final dos dentes, além de protege-los contra apertamento de dentes no bruxismo.
5- Alinhadores estéticos ou invisíveis
6- Braquetes linguais
7- E recentemente o serviço de documentação ortodôntica está trabalhando com escaneamento da boca para substituir os modelos de gesso, portanto, não é mais necessário o processo de moldagem. Os modelos são mais fielmente reproduzidos em 3D através de programa de computador.
E o que está por vir?
1-Professores dentistas brasileiros estão em processo de desenvolvimento de um aparelho que através de vibração monitorada, aliada a um software em smarthphone que estimula a formação óssea, em outras palavras, os tratamentos ortodôntico em breve poderão ser mais rápidos ainda!
2-Braquetes que expulsam bactérias, diminuindo o acúmulo de tártaro neles
3- Melhora no processo de retenção dos braquetes, através de resinas com propriedades parecidas com as patas da Salamandra
Bom, esse foi um resumo geral do que aconteceu nesse Congresso, com certeza muitas outras inovações estão por vir, assim que tivermos novidades interessantes vamos postando elas para vcs!