Ter o sorriso branco abre muitas portas. Afinal, se a primeira impressão é a que fica, um belo sorriso pode trazer uma ótima impressão.
O Clareamento Dentário é uma opção de tratamento que pode ser indicada em diversas ocasiões. Mas é necessário saber quais são os tipos de clareamento, as indicações e contraindicações, justamente para que seja realizado um procedimento adequado, com bons resultados.
Como Funciona O Clareamento Dentário?
Para realização do Clareamento Dentário, normalmente se usa produtos à base de peróxido de hidrogênio.
Essa substância, quando em contato com a superfície dentária, é capaz de transformar os pigmentos em moléculas menores, retirando essas moléculas da superfície.
Os dentes, que antes eram mais escuros por causa desses pigmentos, ficarão mais claros.
O gel que se usa no processo de clareamento deve ser aplicado somente na região dos dentes. Portanto, independente da técnica, é importante que não haja aplicação do gel na gengiva, uma vez que isso pode gerar irritação no tecido gengival.
Quem Pode Fazer Clareamento Dentário?
O Clareamento Dentário é indicado para qualquer indivíduo adulto, contanto que não tenha se submetido ao mesmo procedimento em um intervalo de tempo menor que dois anos.
Dentes com tratamento de canal, chamado de tratamento endodôntico, também podem ser clareados. Para esses casos, o tratamento é denominado clareamento interno.
O Clareamento Dentário clareia somente os dentes e não restaurações antigas. Portanto, se você tem restaurações de resina antigas em seus dentes certamente terá que trocar essas restaurações depois que o clareamento terminar, pois elas ficarão com aspecto mais escuro do que os dente recém clareados.
Há Contraindicações para o Clareamento Dentário?
Sim, mulheres grávidas não devem se submeter ao Clareamento Dentário, sobretudo no primeiro ou último trimestre de gestação.
Por ser um procedimento eletivo, ou seja, estético e não emergencial, não há necessidade de urgência em fazer o clareamento no caso de gestantes. Elas podem esperar que aconteça o parto e depois buscar o tratamento.
Pessoas que têm muita sensibilidade dentinária também podem sofrer com o clareamento, uma vez que uma das consequências transitórias do clareamento é a sensibilidade. Não chega a ser uma contraindicação e provavelmente o dentista irá questionar se você sofre ou não com sensibilidade, e se for o seu caso, o profissional irá indicar as melhores formas de tratamento.
Pacientes com lesões de cárie ou problemas gengivais também não são bons candidatos. Ou seja, para iniciar o tratamento de Clareamento Dentário, é necessário antes ter boa saúde bucal.
Se caso o paciente apresentar lesões de cárie ou problemas periodontais, é importante que antes faça um tratamento para esses problemas e só então, depois, considere realizar o Clareamento Dentário, quando a saúde bucal estiver em ordem.
Tipos De Clareamento
Existem basicamente dois grandes tipos de clareamento: o clareamento interno, a ser realizado em dentes com tratamento de canal; e o clareamento externo, a ser realizado em dentes com vitalidade, ou seja, dentes que não possuem tratamento de canal.
Em termos de clareamento externo, podem ser realizados dois tipos de clareamento.
Clareamento Express
Técnica exclusiva da OdontoYama, na qual o clareamento é realizado no consultório, de forma rápida e controlada pelo dentista, em tempo menor, justamente para quem sofre de sensibilidade e não tem tempo a perder.
Clareamento Supervisionado
Esse tipo de clareamento envolve a moldagem do paciente, para obtenção de um modelo de gesso com os dentes a serem clareados.
Por meio desse modelo de gesso, será confeccionada uma moldeira de silicone ou acrílico, a qual o paciente usará por algumas horas todo dia juntamente com um gel, geralmente peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, em concentrações menores se comparado ao utilizado no Clareamento Express.
Geralmente esse tratamento dura em média 3 semanas. O paciente coloca uma gota do gel dentro da moldeira e a utiliza durante 30 minutos até 1 hora por dia.
Após retirar a moldeira, pode enxaguar a cavidade bucal ou escovar os dentes.
A sensibilidade com esse tipo de clareamento é menor do que a com o clareamento realizado em consultório, uma vez que a concentração do gel é menor.
Muitas vezes, pode-se realizar a combinação das técnicas, ou seja, a realização do clareamento em consultório por algumas sessões e o paciente realizar o clareamento caseiro nos intervalos entre as sessões.
Quais são os Resultados Esperados com o Clareamento Dentário?
É possível esperar que os dentes fiquem bem mais brancos após o clareamento dentário. Acredita-se que o tom dos dentes podem ser clareados ao menos dois tons após o clareamento.
Por isso, o dentista sempre verifica a cor dos dentes antes de iniciar o procedimento, para se ter uma previsão como ficará o resultado.
Cuidados Durante o Clareamento Dentário
Alguns cuidados são importantes, justamente para que se possa obter os resultados esperados do tratamento.
- Limitar o consumo de alimentos corantes, como vinho, chá e café;
- Realizar higiene bucal adequada durante o período, para manter a saúde dos tecidos gengivais;
- Em caso de sensibilidade extrema, consultar o seu dentista dando o feedback de como está sendo o tratamento;
- Não fumar;
- Não utilizar enxaguantes bucais que tenham álcool em sua composição ou pigmentos.
Sensibilidade após o Clareamento
A sensibilidade durante e após o clareamento é transitória, ou seja, ela dura somente enquanto é realizado o procedimento de clareamento e apenas alguns dias depois.
Com o passar do tempo, a sensibilidade desaparece. Mas se caso estiver muito forte ou persistente, é necessário avisar o seu dentista.
Existem cremes, baseados em potássio e flúor, que ajudam a reduzir a sensibilidade durante o processo de clareamento. Esses cremes podem ser prescritos pelo cirurgião-dentista.
Ficou interessado? Quer saber mais sobre Clareamento? Agende hoje mesmo sua consulta na OdontoYama, onde há os melhores profissionais e as técnicas mais avançadas para o seu tratamento dentário.
Unidade – Mogi das Cruzes / SP
Endereço: Rua Doutor Ricardo Vilela, 1049 – Centro – Mogi das Cruzes – SP (como chegar)
Telefone: (11) 4799-8638 (Telefone)
WhatsApp: (11) 94269-5770 (WhatsApp)
Unidade – Tatuapé / SP
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 412 – Tatuapé – São Paulo – SP (como chegar)
Telefone: (11) 2092-8814
WhatsApp: (11) 99856-6575