Qual o melhor aparelho ortodôntico?
Aparelho metálico convencional, Autoligado, Invisalign, Móvel, Cerâmico?
Não podemos deixar de esclarecer que o tipo de aparelho utilizado varia de acordo com as necessidades e anseios de cada paciente, e que o resultado final depende muito da qualidade técnica e científica de seu ortodontista e da cooperação do paciente.
Mas, por ser uma pergunta muito comum, julgamos ser relevante um resumo sobre as características gerais dos principais tipos de aparelhos da atualidade:
1) Aparelho metálico convencional: São composto de braquetes (peças coladas aos dentes) metálicos. Os movimentos dos dentes ocorrem por ativações efetuadas no arco metálico que fica preso através de ligaduras elásticas coloridas ou não.
2) Aparelho Autoligado: Difere do anterior no tipo de braquete e fio, que apresentam menor atrito. Desta forma o tratamento em geral é menos dolorido, mais rápido e exige-se menos visitas ao dentista (intervalos maiores).
3) Invisalign (aparelho invisível): Trata-se de uma placa de acetato transparente, que podem ser removidas pelo paciente. E por esse motivo exige uma grande colaboração do paciente.
4) Aparelho Móvel: Como o próprio nome diz, ele pode também ser removido da boca pelo paciente. Geralmente é utilizado em crianças ou como uma fase anterior ao aparelho fixo em adultos (para expandir mordidas), e ainda como contensor após a remoção dos aparelhos fixos.
5) Aparelho Cerâmico ou de Porcelana: Difere-se dos metálicos pelo tipo de material e cor.