Um belo sorriso é razão não só de melhorar a autoestima do indivíduo, com também trazer-lhe a capacidade de mastigar corretamente os alimentos. Dessa forma, o protocolo dentário representa grandes vantagens quando comparado a outros tipos de tratamentos odontológicos. 

Vamos saber o que é protocolo dentário e por que esse tratamento apresenta vantagens. Confira! 

O que é protocolo dentário? 

O protocolo dentário é um tipo de prótese fixa, que pode ser colocado tanto na arcada superior (parte de cima da boca), quanto inferior ou em ambas. 

Quando se tem perdas dentárias, existem algumas maneiras de repor os dentes perdidos. 

Pode-se optar por próteses removíveis parciais ou totais, sendo essas conhecidas como dentaduras tradicionais. Há também as próteses do tipo protocolo, que são encaixadas ou parafusadas sobre implantes dentários. 

A grande desvantagem da dentadura tradicional é que ela muitas vezes acaba deslizando sobre a gengiva, exigindo a necessidade de se utilizar um creme para melhor fixação. 

Ou seja, elas não transmitem segurança ao paciente. 

Além disso, como elas nem sempre ficam bem posicionadas, elas podem gerar aftas e pequenos machucados na cavidade bucal, o que traz ao paciente grande desconforto. 

Com a evolução da ciência e desenvolvimento de materiais odontológicos modernos, a prótese fixa do tipo protocolo é feita com materiais bastante modernos. 

Assim, esses materiais ficam bem posicionados na cavidade bucal, reduzem o risco de alergias ou infecções e ainda, permitem uma série de vantagens quando comparados à dentadura tradicional, por exemplo. 

A prótese protocolo apresenta uma série de vantagens sobre outros tratamentos 

Vamos descrever algumas dessas vantagens. 

Vantagens da prótese protocolo 

Por serem mais modernas e feitas com materiais com maior tecnologia, as próteses do tipo protocolo possuem diversas vantagens. 

1 – Melhor adaptação 

Quando comparamos a dentadura tradicional com a prótese do tipo protocolo, uma vantagem da prótese protocolo é sua adaptação superior. 

Isso porque a prótese do tipo protocolo é parafusada ou encaixada sobre implantes e esses, inseridos no osso do paciente. 

Portanto, a prótese do tipo protocolo fica muito firme e não sai. 

Dessa forma, o paciente ganha segurança para falar e mastigar, sem receio que a prótese possa sair do lugar. 

Ainda sobre a adaptação, como a prótese protocolo fica melhor adaptada, o paciente não sentirá incômodo ou dor, tão comuns em dentaduras tradicionais. 

Isso se deve a como a prótese protocolo é feita: primeiramente, os implantes são posicionados na cavidade bucal do paciente. 

Os implantes, de fato, são feitos de liga de titânio, que é um material biocompatível. Mas o que é isso? 

Um material biocompatível é aquele que fica perfeitamente integrado ao organismo. No caso do implante, há biocompatibilidade com o osso. 

Então, a prótese protocolo é feita com materiais modernos e encaixadas ou parafusadas nos implantes. 

Com isso, não há a dor da adaptação da mucosa e da gengiva com a dentadura. 

Por isso, os pacientes ficam bem satisfeitos e não tem queixas de dor ou desconforto com próteses protocolo. 

A prótese protocolo fornece satisfação aos pacientes 

2 – Não há restrição de alimentação 

Quem usa uma dentadura tradicional já sabe: é uma enorme dificuldade de conseguir mastigar adequadamente diversos tipos de alimentos. 

Ou seja, se você gosta de comer churrasco ou torresmo, terá dificuldades de conseguir se alimentar com esses alimentos utilizando uma dentadura tradicional. 

Por outro lado, com a prótese protocolo, o paciente não tem nenhuma restrição de alimentação e poderá se alimentar com o alimento que desejar. 

A prótese protocolo permite que o paciente se alimente como desejar, sem restrições alimentares 

3 – Mastigação mais eficiente 

Como a prótese protocolo é fixa nos implantes, a mastigação do paciente é bem mais eficiente. 

Ou seja, o paciente não terá problemas de mastigação e poderá ter como benefício, uma alimentação bem melhor do que sem a prótese protocolo. 

4 – Não precisa retirar 

Sabe aquela velha história de tirar a prótese, antes de dormir e deixá-la de molho em um copo? 

Pois, isso acaba sendo coisa do passado com uma prótese protocolo. 

De fato, a prótese protocolo não tem necessidade de ser retirada quando se dorme. 

Para realizar uma boa higienização da cavidade bucal, o paciente com prótese protocolo deverá escovar os dentes e passar escova interdental a cada refeição. 

Outra ação importante é consultar seu cirurgião-dentista frequentemente. 

Quando em consultas de manutenção, o profissional, então, retirará a prótese protocolo somente no consultório e então, realizará a higiene de forma profissional e eficiente. 

Inclusive, o profissional cirurgião-dentista que faz a prótese protocolo explicará de forma bem clara como funciona a necessidade de manutenção e limpeza da prótese protocolo. 

Além disso, reparos na prótese podem ser feitos, o que representa mais uma vantagem quando se comparada com uma dentadura tradicional que, se quebra, deve ser trocada por uma nova, não permitindo nenhum reparo. 

Por últimos, a prótese do tipo protocolo tem maior durabilidade. Estudos demonstram que a prótese protocolo pode durar de 5 a 10 anos, mas há casos de pacientes com a prótese protocolo há 20 anos. 

Ou seja, é um tratamento muito seguro e eficiente, que traz muita qualidade de vida ao paciente que procura o cirurgião-dentista e opta por uma prótese protocolo. 

Conclusão 

As próteses do tipo protocolo representam um avanço quando comparadas às dentaduras tradicionais, apresentando diversos benefícios. 

Entre os principais benefícios, podemos citar maior segurança e estética ao paciente, durabilidade, ausência de restrições alimentares e sem desconforto. 

Se tiver mais dúvidas, agende uma consulta e tire suas dúvidas sobre a prótese do tipo protocolo e suas vantagens.