Será que meu filho precisa de aparelho?
Muitas pais nos procuram pois tem dúvida de quando e se seus filhos precisam de tratamento ortodôntico.
Para casos com problema de base óssea (mordida torta, mordida aberta, dentes para frente ou queixinho muito pra frente), o tratamento deve ser realizado o mais precoce possível.
Acontece que para esses tipos de alterações o aparelho utilizado idealmente é o removível, e portanto é necessário uma grande colaboração por parte de sua criança. Em nossa vivência clínica observamos que as crianças começam a entender melhor essa necessidade e então colaborar com o tratamento por volta dos 6 ou 7 anos de idade.
Muito importante também é verificar se não existem hábitos que possam estar colaborando para esse problema, tais como succionar chupeta ou dedo, interpor língua, morder lábio, respiração bucal, dormir com mão apoiada em dos lados do rosto, etc…
Após a troca dos primeiros dentes permanentes é comum que a criança apresente alguns dentes levemente tortos, pois esses dentes (que já são dentes adultos) são ainda grandes para as pequeninas bocas de seus filhos.
Sempre é mais prudente uma visita ao ortodontista, tão logo os pais percebam alguma alteração, para sanar qualquer dúvida ou eventualmente já iniciar o tratamento necessário.