Clareamento
A maioria das pessoas acreditam que podem melhorar o seu sorriso com dentes mais brancos. Além disso, pesquisas comprovaram que pessoas com sorrisos mais claros se sentem mais bonitas e autoconfiantes!
Trabalhamos com o Clareamento Supervisionado (através de moldeiras individualizadas e feitas em casa pelo próprio paciente). E o Clareamento Express para quem não tem tempo a perder! Essa técnica é realizada de forma mais rápida e controlada pelo dentista (ideal para quem sofre com sensibilidade).
O interesse em clarear os dentes aumentou muito nos últimos anos, razão pela qual existem muitas dúvidas sobre o assunto, selecionamos as principais abaixo:
Perguntas Frequentes
Existem formas diferentes de se clarear um dente?
Sim, existe o clareamento no consultório, quando o dentista aplica o gel clareador em uma ou duas sessões.
Clareamento caseiro, quando o gel é colocado dentro de moldeiras individualizadas para cada paciente realizar a aplicação em casa. Caso o profissional avalie necessário, pode-se combinar ainda as duas técnicas.
Quando um ou mais dente apenas se apresenta escurecido (geralmente em decorrência de um tratamento de canal) faz-se necessário um clareamento interno individual nesse dente.
Devo evitar algum alimento durante e após o clareamento?
O Clareamento Dental ocorre pela ação de despigmentação dos dentes por um gel de contato.
Durante o clareamento, deve-se evitar a ingestão de alimentos fortemente corados (vinho, coca cola, café, beterraba, açafrão, etc) mas, ao final, pode-se voltar a consumir todo tipo de alimento, sempre com moderação.
O clareamento dói?
O clareamento dental é realizado pelo contato de um gel com a superfície dos dentes. Durante o período em que o gel está sendo aplicado, pode haver um incômodo por aumento na sensibilidade.
Feito da maneira correta e com a supervisão do Dentista, este incômodo passa ao término do tratamento clareador.
Além disso, produtos pra dessensibilização podem ser prescritos quando necessário.
Devo aguardar quanto tempo para fazer um clareamento novamente?
Recomenda-se que se dê um intervalo de 12 a 18 meses, no mínimo, entre um clareamento e outro.
Pode-se fazer o clareamento para todas as idades?
Recomenda-se que o clareamento seja realizado a partir dos 15 anos. Porque até essa idade a câmara pulpar ainda é muito volumosa e pode ser mais facilmente prejudicada pelos agentes clareadores, e também que nesta idade os dentes ainda são relativamente mais brancos.
Não há idade máxima limite para o clareamento dental.
Fiz clareamento, meus dentes podem voltar a amarelar?
Um pouco, mas não como eram antes. Uma vez removidas as manchas antigas estas não voltam mais.
Recomenda-se fazer um acompanhamento periódico com o dentista.
Pacientes que consomem com maior frequência alimentos mais corados (café, vinhos, beterraba, molho de tomate, etc.) ou pacientes fumantes podem fazer manutenções profiláticas e possíveis retornos.
Quanto tempo demora um tratamento de clareamento?
O tempo de tratamento varia de paciente para paciente. Depende da natureza das manchas, do método utilizado e do comprometimento do paciente com seu tratamento, principalmente com o método de clareamento caseiro.
Para o clareamento realizado no consultório, normalmente 2 sessões.
Para o clareamento feito pelo paciente em casa, em média 3 a 4 semanas.
Cremes dentais clareadores funcionam?
Os cremes dentais não clareiam o dente da mesma forma que os géis específicos para branqueamento.
O que os cremes fazem é remover algumas manchas provenientes de alimentos que estão depositadas sobre o esmalte do dente.
Alguns possuem pequena quantidade de peróxido de hidrogênio, mas que funcionam melhor para manter um clareamento realizado pelo dentista, por si só não conseguem clarear o suficiente.