Ortodontia

Uma das queixas mais ouvidas em nossa clínica são pessoas que não estão contentes com seu sorriso.
 
Só a questão da estética já seria muito importante, mas você sabia que dentes tortos ou mordida incorreta podem causar problemas nos ossos e na articulação da boca? Em outras palavras, em Ortodontia beleza e saúde costumam caminhar juntas!
 
Para você que já decidiu cuidar da sua mordida, existem métodos mais rápidos e menos doloridos, como por exemplo, o Aparelho Autoligado ou também conhecido como Aparelho Autoligável, que diminuiu o atrito do sistema, tornando a sua experiência mais cômoda e eficiente. Abaixo criamos uma lista com as principais dúvidas de Ortodontia que nossos pacientes costumam ter:

Perguntas Frequentes

Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico?
Para o Aparelho Autoligado a estimativa é de 12 a 24 meses.
 
Para o Aparelho Fixo Convencional a estimativa média é de 24 a 30 meses.
 
Cabe ressaltar que esse tempo depende de alguns fatores tais como: grau da alteração, idade do paciente, perda óssea, hábitos de sucção de chupeta ou dedo, interposição de língua, colaboração do paciente, higienização domínio do profissional da técnica utilizada.
Aparelho ortodôntico machuca? Dói?

No início, por ser um objeto estranho na boca incomoda um pouco, mas após alguns dias as pessoas se acostumam muito bem.

Para algumas pessoas, pode doer um pouco nos primeiros  3 a 4 dias após as ativações e nestes casos, pode-se tomar analgésicos.

Existem também ceras de proteção para os casos em que alguma peça esteja incomodando mais.

A partir de que idade devo levar meu filho ao Ortodontista?

Quando houver um problema ósseo (mordida torta, mordida aberta por chupeta), quanto mais cedo for feito o tratamento melhor, porém em nossa experiência percebemos que crianças costumam colaborar mais a partir dos 6 anos de idade.

Se o problema for só dentário, talvez possa esperar um pouco mais para a troca de alguns dentes permanentes e a maturidade da criança.

Em caso de dúvida, sugerimos que se os pais procurem um Ortodontista.

Qual a diferença entre Aparelho Fixo ou Móvel?

Aparelho fixo são aqueles onde braquetes são colados diretamente aos dentes , podem ser metálicos ou estéticos (cerâmicos ou de safira).

Móveis são aqueles que podem ser removidos pelo paciente, podem ser confeccionados de resina ou placas transparentes de acetato (aparelho invisível).

O que são Aparelhos Autoligados? O tratamento é mais rápido?

São Aparelhos de última geração que possibilitam movimentos dentários mais rápidos e menos doloridos, graças a seu sistema com menos atrito.

Sim, nesses casos os tratamentos são mais rápidos, cerca de 30% o que equivaleria a uma média de 18 a 20 meses.

Braquetes cerâmicos e braquetes de safira

São conhecidos como estéticos porque imitam a cor do dente, algumas pessoas os preferem  por serem mais discretos. Os de safira são um pouco mais resistentes e transparentes que os cerâmicos.

Ressalva: em termos de efetividade mecânica, os braquetes metálicos são ainda superiores a estes.

Alinhadores estéticos (invisíveis)

São placas de acetato, muito finas que ficam praticamente imperceptíveis. Promovem pequenos movimentos dentários. Por serem removíveis facilitam o processo de higienização dos dentes.

Preciso escovar mais os dentes com aparelho?

Não, na verdade o que vai ser preciso é adaptar a forma de se escovar os dentes.

E você será orientado sobre a melhor maneira de fazê-lo.

Para a passagem do fio dental, existe agulhas plásticas (passadores) que facilitam o processo.

Algumas pessoas se adaptam melhor com escovas específicas (escova ortodôntica, escova interproximal, bitufo), mas segundo estudos científicos o resultado final é muito semelhante, portanto cada pessoa deve escolher o método que mais se adapta.

Não tenho mais idade para alinhar meus dentes.

Não existe limite de idade para corrigir a posição dos dentes, o que limita um tratamento ortodôntico seria os casos de perda severa do osso ao redordos dentes (independentemente de ser uma pessoa jovem ou madura).

Muitos adultos que perderam um ou mais dentes começam a ter os dentes separados,  necessitam de tratamento ortodôntico antes de colocar seus implantes e próteses, para recuperar o espaço de uma futura prótese e/ou implante.

E para quem já perdeu algum dente, os dentes vizinhos por vezes se inclinam e começam a receber cargas mastigatórias nocivas, o que acelera a perda desse dente.

Cabe a ortodontia reposicioná-lo para que se mantenha na boca por muito mais tempo.

Tenho perda óssea, posso usar aparelho?

Se a  perda óssea for grande será necessário um estudo mais preciso com radiografias e acompanhamento com um periodontista (especialista em gengiva).

Muitas vezes, o alinhamento correto dos dentes irá colaborar na manutenção do osso que restou.

Preciso extrair meu dente do siso?

Esse é um assunto controverso, e depende de muitos fatores. Atualmente se sabe que o dente do Siso não entorta os demais, portanto extraí-lo para prevenir dentes tortos no futuro não é a escolha mais acertada.

Porém a maioria dos dentes do siso estão impactados (presos) muito próximo a raiz dos dentes vizinhos, eles podem destruir essa raiz ou até formar um cisto…o que indicaria a sua extração. Recomendamos portanto que você procure um ortodontista, caso saiba que tenha um dente do siso que não erupcionou.

Qual o valor da mensalidade do tratamento ortodôntico?

Entendemos que é uma questão muito importante saber o quanto gastaremos antes de iniciar qualquer tratamento.

Muito importante também, é entendermos o porque e o que precisará ser feito no seu caso em especial. Por isso, como depende de uma série de fatores e existem diversos tipos de Aparelhos Ortodônticos, o ideal é primeiro passar na consulta de avaliação.

Agende uma consulta e venha conversar com um dos nossos especialistas! 

Vamos marcar uma avaliação?

Vamos marcar uma avaliação?