Prótese Dentária é uma excelente forma de repor um ou mais dentes perdidos.

Quando há perda de dentes, não só a estética fica prejudicada, mas também a mastigação e muitas vezes até a fala.

Portanto, a reposição dos dentes perdidos é muito importante e pode ser feita de diferentes formas. Um dentista especialista na área poderá indicar uma série de opções, mas é claro que existe uma solução ideal para o seu caso.

Existem diversos tipos de próteses dentárias, conforme o número de dentes que foram perdidos, material a ser utilizado e valor do tratamento. Confira abaixo alguns tipos de próteses dentárias:

 

Prótese Total x Prótese Parcial

 

Existem dois grandes grupos de prótese: a prótese total e a prótese parcial.

A Prótese Total também é conhecida como dentadura e substitui todos os dentes na cavidade bucal. Portanto, se você não tem mais nenhum dente na cavidade bucal, sua demanda é por uma prótese total.

Já a prótese parcial repõe alguns dentes que foram perdidos. Ela pode ser removível ou fixa, ou seja, ela pode ser removida pelo próprio paciente ou cimentada em outros dentes e, com isso permanecer no mesmo local.

Vamos ver os diferentes tipos de prótese que existe para cada um desses grupos.

 

Prótese Total Tradicional

 

A Prótese Total Tradicional, chamada de Dentadura ou Chapa, é feita por meio de resina acrílica. O paciente é moldado, um profissional chamado protético faz a prótese em cima do modelo de gesso obtido com a moldagem.

Geralmente, esse tipo de prótese é indicada para idosos, que com o tempo acabaram perdendo seus dentes por doença periodontal ou cárie.

A prótese total é indicada justamente para que o idoso não fique com a estética prejudicada, auxiliando também na mastigação.

É importante mencionar que o tamanho e a cor dos dentes utilizados nesse tipo de prótese é testado, provado antes da prótese finalizada, justamente para que a aparência fique a melhor possível.

 

Prótese Total Tradicional (mais conhecida como Dentadura)

 

Prótese Sobre Implantes (Overdenture e Protocolo)

 

Existem tipos de próteses que são colocadas sobre implantes, de formas diferentes. Vamos descrever cada uma delas.

 

Overdenture

 

Esse tipo de prótese total fica presa aos implantes e é uma ótima opção, uma vez que oferece muita estabilidade, embora seu custo possa ser mais elevado.

Existem dois sistemas básicos que são utilizados nas Overdentures:

  • O’Ring: utiliza um anel metálico que se adapta a um outro componente protético, em forma de bola;
  • Barra-clip: a prótese é unida por meio de clips, ligados a uma barra soldada nos implantes.

 

Prótese sobre Implante – Overdenture

 

Protocolo

 

Esse tipo de prótese envolve a colocação de implantes no paciente, depois um período é esperado até que haja osseointegração dos implantes e só então o paciente é moldado e a prótese instalada, sendo parafusada sobre os implantes.

Ela também oferece bastante estabilidade. Com isso, a prótese tem um ajuste perfeito e permite ao paciente mastigar qualquer tipo de alimento.

Esse tipo de prótese tem indicações específicas e algumas contraindicações, sobretudo em relação a instalação dos implantes, pois o paciente necessitar ter boa saúde geral. Para conhecer todos os requisitos de forma detalhada, sugiro que leia o artigo sobre quem não pode fazer um implante dentário.

 

Prótese Protocolo

 

Prótese Parcial Removível

 

Também chamada de Prótese Parcial Removível ou Móvel, possui uma estrutura metálica que serve de apoio no céu da boca ou na parte de baixo da cavidade bucal.

Esse tipo de prótese, hoje, é mais indicada quando não há condições de realizar um implante, uma vez que essa parte de metal fica visível e ela não é tão estética.

A região da estrutura metálica pode ser realizada com outros materiais, mais flexíveis. Isso traz mais conforto ao paciente.

Há também a prótese parcial removível provisória, feita toda de acrílico. Ela é utilizada apenas em momentos em que, por alguma razão, não pode ser colocada a prótese definitiva.

 

Prótese Parcial Removível

 

Prótese Fixa

 

Esse tipo de prótese é utilizada para repor alguns dentes perdidos, podendo ser individual (unitária) ou com várias unidades.

Esse tipo de prótese pode ser colocada diretamente sobre o dente, que antes receberá um preparo, sendo cimentada, ou sobre um implante.

O material geralmente utilizado para esse tipo de prótese é resina ou cerâmica (porcelana). A cerâmica apresenta uma duração maior e estética melhor.

A prótese fixa é uma excelente alternativa estética para o paciente que precisa repor a perda de alguns dentes.

É importante mencionar que há necessidade de higienizar muito bem a prótese fixa, pois como ela não é removível, precisa de um cuidado especial do paciente.

 

Prótese Fixa

 

Coroas Estéticas

 

Considerada um tipo de prótese fixa, porém chamada de prótese unitária, as Coroas também podem repor a estrutura perdida por cárie de um dente.

Antigamente, só havia opções de coroas metálicas, cuja estética era ruim. Porém, com o avanço dos materiais odontológicos, hoje coroas são feitas de resina ou de cerâmica (porcelana).

As coroas de cerâmica (porcelana) podem ser utilizadas tanto para dentes anteriores, quanto para dentes posteriores e sua estética é excelente.

Hoje há diferentes tipos de cerâmicas odontológicas e materiais para caracterização (maquiagem), transmitindo às coroas odontológicas estética inigualável.

 

Coroa Dentária

 

Cuidados com a Prótese Dentária

 

É importante que a avaliação seja sempre feita por um dentista especializado, que poderá avaliar não só a condição de saúde do paciente, da cavidade bucal, como também poderá conversar com o paciente sobre as diferentes opções para cada caso e o custo de cada opção apresentada.

Se você já é usuário de prótese, é importante sempre retornos ao dentista, para que haja uma avaliação da qualidade da prótese e se há, ou não, necessidade de substituição.

A prótese removível deve ser retirada, ao menos uma vez ao dia, e escovada. O seu dentista também passará recomendações sobre a maneira certa de escovar, enxaguantes bucais e como fazer a desinfecção da sua prótese, sem alterar as suas propriedades.

No caso de próteses totais sobre implantes, além da escovação diária é necessário também, de tempos em tempos, uma higienização com equipamentos apropriados.

Em relação as próteses fixas, a higienização também é de extrema importância, uma vez que elas estão fixas, cimentadas, em contato íntimo com as demais estruturas dentárias e não podem ser removidas, restos de alimentos localizados entre elas e os dentes podem gerar à inflamação da gengiva.

Vale ressaltar que a inflamação gengival pode levar a muitos problemas. Portanto, além da escovação tradicional, é importantíssimo o uso do fio dental, para que não fiquem restos de alimentos entre a prótese e o dente.

É importante que o paciente procure um profissional gabaritado, que poderá avaliar e apresentar a melhor solução para o seu caso!

Ficou com alguma dúvida? Ligue hoje mesmo e agende a sua consulta. Durante a avaliação iremos analisar o seu caso, como também explicaremos todas as etapas do tratamento para que você tenha de volta o seu belo sorriso!

 

Unidade – Mogi das Cruzes / SP

Endereço: Rua Doutor Ricardo Vilela, 1049 – Centro – Mogi das Cruzes – SP (como chegar)

Telefone: (11) 4799-8638 (Telefone)
WhatsApp: (11) 94269-5770 (WhatsApp)

 

Unidade – Tatuapé / SP

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 412 – Tatuapé – São Paulo – SP (como chegar)

Telefone: (11) 2092-8814
WhatsApp: (11) 99856-6575