Muitas mães, ao verem seus pequenos com o dedo na boca, têm a dúvida se succionar o dedo entorta os dentes. Afinal, será que colocar o dedo na boca consegue deixar os dentes do pequeno tortos?
Vamos falar sobre isso, quais são as consequências para a dentição da criança e como as mães ou pais podem evitar que esse hábito cause problemas futuros à criança. Confira!
Por que a criança ou bebê chupa o dedo?
Chupar o dedo é um hábito que os bebês têm e pode continuar até determinada idade, nas crianças. Nos bebês, chupar o dedo está relacionado à descoberta do próprio corpo, pelos bebês.
Bebê chupando o dedo – faz parte do desenvolvimento do bebê
Além disso, esse ato acalma os bebês e também tem influência na fase neuromotora dos bebês conhecida como fase oral. Nessa fase, o bebê coloca tudo que descobre na boca e sente-se bem com isso.
É também nessa fase que os pais precisam tomar cuidado com o que os bebês põe na boca, pensando inclusive em infecções causadas por microorganismos presentes nos objetos.
Mas, esse é um hábito que à medida que o bebê vira criança, deve desaparecer.
Chupar o dedo é prejudicial à dentição?
A resposta para isso é um sonoro SIM! Chupar o dedo não é algo bom para a dentição dos bebês. Isso porque com o hábito frequente de chupar o dedo, até o osso da maxila pode ser estimulado em demasia, fazendo com que a dentição da criança fique projetada mais para frente.
Assim, a criança terá um desnível entre a parte de cima da boca e a parte de baixo. E isso também dificulta outro processo importante para a dentição, o fechamento (selamento) labial, ou seja, a criança que tem o hábito de constantemente chupar o dedo, acaba ficando bastante tempo com a boca aberta.
Com a falta de selamento labial, a criança tem maior tendência a respirar pela boca, tornando-se respirador bucal. O respirador bucal também tem problemas de dentição, com uma projeção maior da maxila em relação à mandíbula.
E como resolver o problema?
Se se filho não é mais bebê e ainda tem o hábito de succionar o dedo, então, é hora de começar a pensar em ações para acabar com esse hábito.
É importante descobrir qual é a causa da criança chupar o dedo. Afinal, esse não é um hábito comum para crianças quando não são mais bebês e já passaram pela fase oral.
Muitas vezes, a criança encontra-se entediada e por não ter nada o que fazer com as mãos, acaba levando o dedo à boca. Se esse for o caso, estimule a criança a fazer sempre algo com as mãos (que não levar o dedo à boca).
Desenhos, colagens, trabalhar com diferentes materiais, podem ser boas ideias para distrair o pequeno e assim, a criança vai ela mesma esquecendo-se do hábito de chupar o dedo.
Buscar a causa é importante para saber como lidar e tratar com o hábito de succionar o dedo
Como o Ortodontista pediátrico pode ajudar?
Quando seu (sua) filho (a) já possui o hábito de succionar o dedo em demasia e já há alterações mais visíveis na dentição, já passou da hora da visita ao Odontopediatra.
O profissional, além de analisar a dentição, pode também analisar o alinhamento dentário infantil, bem como estabelecer um plano de tratamento.
Geralmente, é necessário o estudo ortodôntico da criança, denominada documentação ortodôntica, em que a criança é moldada e radiografias são tiradas da sua face. Assim, o profissional consegue estimar como será o crescimento da face, bem como verificar o posicionamento dos dentes.
E com a realização da moldagem, é possível estabelecer um tratamento com aparelhos removíveis, com expansores, que faz parte da Ortopedia Funcional dos Maxilares, uma área da Ortodontia Infantil que permite atuar não só na movimentação dos dentes, mas também de blocos de osso, acompanhando os dentes.
Com isso, o paciente consegue chegar à adolescência já com o correto posicionamento dentário.
Ficou interessado (a)? Então, saiba que a Ortodontia pode te auxiliar muito e também ao seu filho, na busca pelo sorriso ideal, trazendo satisfação e felicidade!