O protocolo All-on-4 é uma moderna técnica de instalação de uma prótese total suportada por implantes.

Nessa técnica, 4 implantes são colocados, em uma angulação de até 45º. Assim, pacientes com menor disponibilidade de osso na região de instalação dos implantes, podem ser submetidos ao protocolo All-on-4, sem a necessidade de enxerto ósseo prévio.

Atualmente, a Odontologia apresenta-se bastante evoluída e próteses sobre implantes são excelentes opções para quem usa uma dentadura e não está adaptada a ela. Inclusive, próteses sobre implantes apresentam mais vantagens, como estética superior e qualidade de mastigação superior, bem como mais segurança ao paciente.

Portanto, se sua autoestima não está boa e você se sente inseguro com sua dentadura e quer um tratamento mais moderno e com resultados melhores, com melhor estética e elevando sua autoestima, então está na hora de você conhecer o protocolo All-on-4.

Ainda tem dúvidas sobre o protocolo All-on-4? Tire todas suas dúvidas sobre esse assunto a seguir. Confira!

Quais são as indicações do protocolo All-on-4?

Pacientes que perderam todos os dentes, na arcada superior e/ou na arcada inferior podem ser candidatos ao protocolo All-on-4.

De fato, pacientes que não se adaptaram às dentaduras convencionais ou a outros tipos de prótese suportadas por implantes são bons candidatos.

Conforme já dito, como a técnica permite a colocação de 4 implantes, colocados em máxima de angulação de 45º, pacientes que não possuem abundante de osso também podem ser candidatos.

Mas, uma avaliação individualizada do paciente, realizada pelo Implantodontista, o profissional especializado em implantes dentários, é essencial para a correta indicação do protocolo All-on-4.

Vantagens do protocolo All-on-4

Existem diversas vantagens quando consideramos o protocolo All-on-4. Vamos ver algumas.

Resultados positivos e previsíveis

A técnica já é estabelecida na Odontologia e seus resultados são previsíveis. Muitos pacientes já tiveram resultados excelentes ao terem uma prótese do tipo protocolo All-on-4.

Ou seja, quando corretamente indicado, o protocolo All-on-4 permite restabelecer a mastigação para o paciente, bem como sua autoestima, com excelentes resultados.

Tratamento em menor tempo

São necessários somente 4 implantes dentários para a colocação da prótese do tipo protocolo utilizando a abordagem All-on-4.

A cirurgia de colocação de implantes tem curta duração e é uma cirurgia que, quando bem indicada, apresenta pós-operatório tranquilo.

Além disso, como não há indicação de enxertos ósseos para a execução dessa técnica, o procedimento cirúrgico em si tem duração menor do que uma cirurgia mais complexa, tradicional, que pode exigir a colocação de um enxerto ósseo em alguma região.

Menor número de implantes

Para o protocolo All-on-4, são necessários apenas 4 implantes, os quais representam um número menor de implantes do que quando comparado a outras técnicas.

Pode ser indicado para quem tem contraindicação de enxertos ósseos

É comum em pacientes de mais idade a presença de comorbidades, como o diabetes, por exemplo.

O diabetes é caracterizado por uma alteração na quantidade e/ou na maior resistência à insulina no organismo. Com isso, a tendência é a glicemia, que é a quantidade de açúcar no sangue, ficar alta.

Assim, a cicatrização desses pacientes, sobretudo na parte óssea, podem ser mais desafiadoras. Portanto, a colocação de enxertos ósseos não é geralmente indicada para pacientes diabéticos, devido à sua cicatrização mais difícil.

Outra condição de saúde que contraindica a colocação de enxertos ósseos é a osteoporose, condição que pode estar presente sobretudo em mulheres acima dos 50-60 anos.

Dessa forma, pacientes que apresentam contraindicação para a colocação de enxertos ósseos podem ter como uma boa solução a indicação do protocolo All-on-4.

Estabilidade e resultado superior

Quando comparado à dentadura tradicional, a prótese do tipo protocolo tem resultados muito superiores.

Isso porque a estabilidade da prótese é bastante superior, visto que ela é apoiada em implantes.

Portanto, o paciente ganha confiança e sua mastigação também melhora consideravelmente. O paciente com uma prótese do tipo protocolo consegue mastigar alimentos de qualquer textura e não somente pastosa, sem ficar com medo que sua prótese poderá sair.

Por último, a estética de uma prótese do tipo protocolo é bastante superior, quando comparada à dentadura comum. Isso porque há mais opções de materiais estéticos. Ou seja, o paciente terá um aspecto estético superior ao optar por uma prótese do tipo protocolo.

Como é o plano de tratamento para protocolo All-on-4?

Primeiramente, é essencial que o paciente tenha uma consulta inicial, nas quais são analisadas suas condições bucais e também são solicitados exames de imagem.

Através dessas análises, o caso é planejado com cuidado e a melhor opção de tratamento estabelecida.

Feita a cirurgia de colocação dos implantes, a prótese pode ser instalada e o paciente deve retornar às condições de manutenção, bem como fazer a correta higienização da prótese do tipo protocolo.

De fato, implantes dentários podem ser perdidos quando o paciente não tem boa higiene bucal e desenvolve doença periodontal ao redor dos implantes. Por isso, a boa higiene bucal é essencial!

Dessa forma, a primeira ação para você que se interessou sobre esse assunto é agendar uma consulta na OdontoYama, onde profissionais gabaritados e experientes poderão indicar e executar o melhor tratamento a você!