Tipos de aparelho Ortodôntico
O tratamento ortodôntico atualmente é mais confortável e requer menos tempo do que há alguns anos.
De uma forma geral podemos utilizar aparelhos fixos (braquetes) ou removíveis (móveis). Basicamente os tratamentos podem ser realizados com aparelhos fixos ou removíveis, e na maioria das vezes com a associação dos dois tipos.
Aparelhos ortodônticos fixos
Os aparelhos neste caso, por serem fixos são usados o tempo todo pelo paciente e só podem ser removidos pelo dentista.
Consiste na colagem aos dentes de braquetes e tubos ou bandas. Associados a isso, fios metálicos promoverão movimentações dentárias precisas.
Os brackets podem ser metálicos, ou em alguns casos de porcelana.
Podem ser ainda de um sistema convencional ou autoligado (tecnologia com menos atrito no sistema, resultando em um tratamento com menos força, menos dor e com resultados mais rápidos).
Aparelhos ortodôntico removível (móvel)
Aparelhos removíveis, são aqueles que o paciente pode tirar da boca para se alimentar ou higienizar.
Geralmente são utilizados em alguma fase do tratamento para: expandir arcadas, descruzar mordidas, corrigir mordida aberta e mordida profunda, reeducar a língua, manter espaços, reposicionar mandíbula e muito utilizado para a fase de *contensão.
O dentista escolhe o tipo baseado nas necessidades e anseios do paciente e também na forma como o paciente irá seguir as instruções de cuidados e higiene bucal.
Embora os planos de tratamento sejam feitos para cada caso, a maioria das pessoas usa o aparelho pelo período de 12 a 30 meses, dependendo das correções necessárias e da colaboração do paciente.
Após o término do tratamento ortodôntico seguirá um período de contenção, que manterá os dentes na sua nova posição.
O tempo médio da *contensão recomendado é de 2 anos (24h/dia no primeiro ano e para dormir no segundo ano), tempo necessário para que ocorra a maturação de todas as estruturas bucais (renovação celular). O aparelho para contensão pode ser ainda do tipo fixo ou removível, dependendo de cada caso.
*Durante o período de contensão, o paciente precisará fazer consultas periódicas (semestrais ou anuais) para que seja feita o monitoramento do tratamento.