Mordida Aberta é uma malolusão dentária caracterizada pela deficiência vertical onde os dentes anteriores não se contactam.
Consequências de uma Mordida Aberta
1)Dificuldade na fala: a língua acaba se projetando pelo espaço formado entre os dentes superiores e inferiores
2)Respiração nasal dificultada: na verdade haverá uma concorrência, pois a boca estando aberta a passagem do ar é facilitada por essa via. A respiração nasal é importante pois além de aquecer o ar que irá aos pulmões, filtra as impurezas.
3)Dificulta o vedamento correto dos lábios: desta forma a pessoa fica constantemente com os lábios entreabertos, tornando as gengivas mais secas e desprotegidas da saliva (agravando possíveis inflamações de gengiva). A falta de vedamento labial também deixa os dentes superiores “livres” para se posicionarem mais “para frente”, dando uma aparência mais protusa.
4)Piora da mastigação: a pessoa só consegue mastigar com os dentes posteriores, que são anatomicamente projetados para triturar alimentos e não cortá-los. Seria a mesma coisa que usar um martelo para cortar um bife ao invés de utilizarmos uma faca. Desta forma os dentes posteriores e a nossa articulação (ATM) sofrerão injúrias mecânicas no decorrer dos anos. Muitos pacientes que apresentam mordida aberta evitam alimentos duros ou de difícil mastigação, ou acabam ingerindo mais líquidos para facilitar a mastigação.
Causas da Mordida Aberta
A Mordida Aberta pode ter causa hereditária ou pode ser causada pela interposição da língua.
Mas para algumas pessoas com padrão esquelético longilíneo o maior causador dessa alteração é o hábito da sucção parafuncional.
Pela força que acaba sendo aplicada, a sucção do dedo é mais prejudicial do que a sucção de chupeta; por isso é muito importante não tirar a chupeta “a força” , pois muitas crianças começam a succionar seus dedinhos. A sucção de chupeta até os 3 anos de idade ainda é considerada normal, dê preferência as ortodônticas.
Tratamento
A correção da mordida aberta, por se tratar de alteração esquelética, tem resultados mais expressivos se tratada durante a fase de crescimento. Mas em adultos também se consegue resultados muito bons.
Primeiramente se faz o estudo das prováveis causas, há casos que haverá necessidade de intervenção de fonoaudiólogos (para reeducar a língua que fica interposta aos dentes) ou de um médico otorrinolaringologista (para avaliar possível obstrução nasal ou necessidade de cirurgia de adenóides ou amígdala).
Posto isso, e se houver ainda o hábito da sucção deve-se cuidar do aspecto emocional e verificar se o paciente está disposto a parar de succionar o dedo ou a chupeta.
O tratamento ortodôntico em geral será iniciado por um dispositivo removível que impedirá os mal hábitos, e também colabora na parte psicológica por possibilitar uma sensação de preenchimento da boca.
Após o restabelecimento parcial ou total vertical da mordida com o aparelho removível (grade lingual), em geral haverá necessidade de complementação com o aparelho ortodôntico fixo.
Se você quiser maiores informações entre em contato conosco!