Periodontia

Sangramentos ocasionais de gengiva são comuns devido a inflamação da mesma, basta reforçar a higienização que os tecidos voltam a normalidade. Porém se esse sangramento é persistente, procure o dentista para uma avaliação mais minuciosa.

A Periodontia é o ramo da odontologia voltada aos cuidados de higienização bucal (escovação dental, fio dental), do controle da placa bacteriana, das raspagens e polimentos radiculares.

A correta escovação e uma boa técnica de passagem de fio dental, diminuem muito a incidência dessas alterações. Porém em algumas pessoas os problemas de perda óssea e de gengiva ocorrem devido a outros fatores associados ou não, tais como: hereditariedade, fumo, menopausa, bruxismo, hábitos de escovar com força.

Alguns dos principais problemas periodontais

Gengivite

Inflamação das gengivas, geralmente causada por falhas na escovação e na passagem do fio dental. A gengiva fica mais avermelhada, volumosa e sangra facilmente, por causa do acúmulo de placa bacteriana (restos alimentares + bactérias)

Periodontite

Inflamação gengival + perda óssea alveolar. É a evolução de uma gengivite, caso a placa bacteriana fique por muitos dias acumuladas, ela vai se calcificar e formar os cálculos salivares (tártaros), neste caso além da inflamação da gengiva, já está ocorrendo a perda do osso ao redor da raiz.

Mobilidade dentária

Quando ocorre perda do osso próximo a raiz dos dentes, pode ser causada por acúmulo de tártaro, traumas de mordida, bruxismo e são agravados por problemas sistêmicos ou mesmo tendência hereditária.

Excesso gengival

Ocorre aumento da gengiva próxima a  coroa do dente,  geralmente é tratada com cirurgia do tipo gengivoplastia ou gengivectomia.

Retração gengival

Ocorre juntamente com a perda  do osso imediatamente abaixo dessa gengiva retraída, geralmente causa problemas estéticos e de sensibilidade. Pode ser causado por traumas de mordida, bruxismo, refluxo e hábito de escovar com muita força.

Vamos marcar uma avaliação?