Aos 5 anos de idade a criança ainda não possui nenhum dente permanente irrompido

Aos 5 anos de idade a criança ainda não possui nenhum dente permanente irrompido

Cronologia da erupção da dentição humana

Uma preocupação frequente dos pais é saber se os dentes de seus filhos estão nascendo na época certa.

Primeiramente é importante saber que uma dentição decídua (dente de leite) completa é formada por 20 dentinhos. A dentição permanente terá 28 ou 32 dentes se forem considerados os terceiros molares (dente do Ciso).

Cronologia da dentição decídua

Mais importante que a idade; a ordem da erupção deve ser observada, uma vez que irá guiar o desenvolvimento das arcadas dentárias.

Os primeiros dentes a erupcionar são os incisivos centrais inferiores, depois os superiores. Os incisivos são os nossos dentes da frente e em geral costumam aparecer na boca,por volta dos 6 a 8 meses de idade, e aos 14 meses os 8 incisivos costumam estar presentes.

Por volta dos 16 meses irão erupcionar os molares (dentes do fundo) que irão participar do processo de determinação da nossa dimensão vertical da face.

Os caninos virão em seguida e por volta dos 30 a 36 meses a dentição decídua estará completa na boca das crianças.

Cronologia da dentição permanente

Por volta dos 6 a 7 anos de idade, os primeiros dentes permanentes irão aparecer:

-Podem ser os incisivos inferiores (dentes da frente e de baixo) que virão para substituir os decíduos correspondentes

-ou os primeiros molares permanentes que  erupcionam atrás do último decíduo e não em substituição a um deles. Isso acaba causando certa confusão aos pais que imaginam que esses molares ainda sejam dentinhos de leite. O aparecimento dos primeiros molares permanentes em geral coincide com uma fase denominada de ” Primeiro surto de crescimento”, onde observaremos na criança um crescimento corporal expressivo também.

Entre os 8 e 9 anos de idade (em geral mais precocemente nas meninas) já estão trocados os 8 incisivos e presentes os 4 primeiros molares permanentes.

A partir dos 9 anos nas meninas e 10 anos nos meninos haverá a troca dos demais dentes.

Aos 11 ou 12 anos irão erupcionar os segundos molares caracterizando o “Segundo surto de crescimento” onde o ortodondista conseguirá aproveitar o potencial de crescimento da criança para as alteração de bases ósseas.

E finalmente aos 17/18 anos para as moças e 19/21 anos para os rapazes aparecerão os terceiros molares (dente do Ciso) que corresponderão ao último ciclo de crescimento facial (e não mais corporal), que para algumas pessoas podem causar apinhamento (entortar) os incisivos inferiores.

Nota: na maioria das pessoas os terceiros molares não erupcionam espontaneamente, por isso é de vital importância uma radiografia panorâmica a época certa. Algumas pessoas podem não possuir esses dentes, mas em outras, esses dentes podem estar mal posicionados e causar injurias aos dentes vizinhos.

_____________________________________

 

Rua Dr Ricardo Vilela, 1049 - Mogi das Cruzes – SP